Topo

Internacional

Inter afina dupla responsável por quase 80% de seus gols no Brasileiro

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/09/2021 04h00

O Internacional marcou 26 vezes no Brasileirão. Em 19 delas teve participação direta de Edenilson, Yuri Alberto, ou dos dois juntos. Responsável por quase 80% dos gols do time no campeonato, a dupla foi fundamental na arrancada que deixa o Colorado rondando a zona de classificação à Copa Libertadores 2022.

O cruzamento de Edenilson que acabou em gol de Yuri Alberto, ontem (26), abriu o caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, no Beira-Rio. Foi o quinto gol em que Ed e Yuri participaram juntos no torneio.

Em apenas sete das 26 vezes em que balançou a rede rival o time vermelho não contou com assistência nem gol de Yuri e Edenilson. Ou seja, em 79,1% dos gols, eles estavam lá.

A lista de feitos sem o toque da dupla do Inter são: o gol de Praxedes, com assistência de Moisés, contra o Fortaleza; o de Caio Vidal, com passe de Mauricio, contra a Chapecoense; o feito por Galhardo, com assistência de Heitor, diante do Juventude; a bola na rede de Taison, com toque de Patrick, contra o Flamengo; o tento de Paolo Guerrero, com assistência de Palacios, diante do Fluminense; a conclusão de Mercado, após lançamento de Dourado, contra o Santos; e o gol de Dourado, com cruzamento de Cuesta, contra o Bahia.

Individualmente, os números do meio-campista de 31 anos são melhores. Convocado pela segunda vez para seleção brasileira para jogos das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2022, ele soma nove gols e seis assistências neste Brasileirão.

Mas o centroavante de 20 anos não está tão atrás. São sete gols e duas assistências até agora.

"É impossível que seja casualidade. O Edenilson trabalha muito, merece tudo que está vivendo. Foi mais uma vez chamado para seleção brasileira, que é a melhor seleção do mundo, que tem os melhores jogadores, e ele tem este espaço entre tantos craques. Isso fala por si. Não tem mais nada a falar, só reconhecer o futebol dele, a entrega, a dedicação em tudo que faz no seu dia a dia. O mérito dele é muito grande", disse o técnico Diego Aguirre.

"O Yuri é um jogador com futuro incrível. Tomara que ele possa ficar conosco muito tempo, mas imagino o Yuri nos maiores clubes, jogando em alto nível. É um jogador com um nível muito bom, trabalha, se esforça, é um menino incrível com pessoa também. Eles estão em momentos muito bons e tomara que possam seguir assim", completou o treinador.

A boa fase do Colorado catapultou a expectativa do time. Se antes a briga era para se afastar da zona de rebaixamento, agora a realidade é luta por vaga na próxima Libertadores. Com 32 pontos, o Colorado está apenas um atrás do Corinthians, último time na linha de classificação. E tem um jogo disputado a menos, já que a partida da 19ª rodada, contra o Red Bull Bragantino, foi adiada.

O próximo compromisso do time gaúcho será no sábado (2), contra o Atlético-MG, fora de casa.

Internacional