Topo

OPINIÃO

RMP: "Fla está a dois jogos do título da Libertadores. Tem que poupar, sim"

Do UOL, em São Paulo

26/09/2021 17h04

Usando um time misto, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o América-MG neste domingo (26), pela 22ª rodada do Brasileirão. De olho na partida de volta das semifinais da Libertadores contra o Barcelona-EQU na próxima quarta (29), Renato Gaúcho poupou alguns jogadores para a partida em Belo Horizonte. A estratégia, porém, divide a torcida rubro-negra.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabella Ayami, Renato Maurício Prado, Marluci Martins e Rodolfo Rodrigues - os comentaristas analisaram a escolha do treinador por mandar a campo um time com alguns reservas. Para Renato, a estratégia do seu xará foi correta, mas a equipe poderia ter apresentado um futebol melhor diante do Coelho.

"Está surgindo uma polêmica enorme sobre a escalação do time. O Flamengo está a dois jogos do título da Libertadores. Não vai poupar? Tem que poupar, sim. Bota o Arrascaeta [contra o América-MG], daí ele sente o músculo. Esse time sem o Arrascaeta perde metade do viço. Bota o Gabigol, aí ele machuca, O Everton Ribeiro já estava sentindo desde o jogo contra o Grêmio. Por poupar, eu não vou criticar o Renato. Eu também pouparia", disse, defendendo a escolha do treinador.

Para Marluci, a partida contra o América-MG era uma oportunidade importante para o Fla na luta pelo título do Brasileirão. Por isso, ela até defende a tática de poupar o elenco, mas sem deixar de contar com nomes importantes no banco para uma eventualidade. "O Renato Gaúcho tem razão quando critica os críticos, que questionam o fato de ele poupar jogador. Realmente, ele sabe quem está desgastado. Só que eu teria feito um banco melhor. Acho que era um jogo muito sério, justamente por ser teoricamente fácil para o Flamengo, que tem um elenco muito melhor", opinou.

Rodrigues concorda. "Pelos resultados de ontem e pelo adversário fraco, o Flamengo poderia ter colocado outros jogadores no segundo tempo. Se tivesse Gabigol e Everton Ribeiro, poderia colocá-los nos últimos 15 minutos para tentar buscar o gol. Se tivesse com uma força um pouco maior, poderia voltar com os três pontos. O Flamengo tem uma boa vantagem contra o Barcelona-EQU [venceu por 2 a 0 no Maracanã] e não acho que seja um jogo tão complicado assim. Vimos no jogo de ida que não é lá essas coisas. Poderia forçar um pouco mais hoje", apontou o colunista.

Se apoiou a opção do técnico em poupar algumas das estrelas da equipe, Renato o criticou por outros motivos. "Agora, com esse time, poderia ter feito coisa melhor. A equipe reserva do Flamengo é muito melhor que a titular do América-MG. Aí sim o Renato errou. Ele está cada vez mais tentando transformar o Flamengo em um time reativo. Não sei nem se já pensando em uma final com o Atlético-MG, que vai vir para cima furiosamente, assim como faz com todo mundo. Nesse caso, o Fla partiria para a trocação e se fechando um pouco mais para explorar os contra-ataques com Bruno Henrique e Gabigol. Mas hoje não era jogo para isso", analisou.

O rótulo carregado por Renato Gaúcho, de deixar o Brasileirão de lado em detrimento das copas, foi lembrado por Rodolfo como motivo de desconfiança por parte da torcida rubro-negra. "O Flamengo fugiu bastante de suas características, de marcar sobre pressão, trocar passes rápidos. Se o Renato conseguisse colocar alguns outros jogadores, talvez pudesse dar uma bela melhorada. Tem os dois lados. Não poderia arriscar e perder Diego Alves, Filipe Luis, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol. Hoje ainda colocou o Bruno Henrique, que correu bastante. O Renato tem esse histórico de abrir mão do Brasileirão e priorizar as copas. Sempre que ele fizer isso no Flamengo todo mundo vai questionar", finalizou, citando uma característica que marcou a passagem do treinador pelo Grêmio.