Topo

Sucesso brasileiro nas copas pode fazer G6 do Brasileirão virar até G9

Flamengo está na fase final da Libertadores e Copa do Brasil e poderá ajudar a criar ¨9 no Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo está na fase final da Libertadores e Copa do Brasil e poderá ajudar a criar ¨9 no Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2021 04h00

Os brasileiros têm mostrado um forte desempenho nas competições continentais. Mas não são apenas os torcedores desses times que estão felizes com a situação. Outros clubes estão de olho na empreitada e sonham com vagas extras nos campeonatos sul-americanos em 2022.

Em grande fase, os clubes daqui têm boas chances de faturar a Sul-Americana e, principalmente, a Libertadores. Além disso, há, claro, uma vaga a ser conquistada por meio da Copa do Brasil.

Se tudo der certo, o Campeonato Brasileiro poderá premiar até mesmo o nono colocado com uma vaga na chamada pré-Libertadores, o que deixaria a competição nacional ainda mais saborosa para os clubes no meio da tabela, com a possível formação de um G9.

Mas como isso pode acontecer?

Palmeiras e Atlético-MG fazem uma semifinal da Libertadores, o que significa que um brasileiro já está na decisão. Na outra chave, o Flamengo venceu o Barcelona-EQU no Maracanã por 2 a 0 e encaminhou classificação.

Caso o Rubro-Negro confirme a probabilidade e elimine os equatorianos, haverá um duelo verde e amarelo na decisão —assim como ocorreu na edição 2020, quando o Palmeiras bateu o Santos.

Felipe Melo, do Palmeiras, levanta a taça de campeão da Copa Libertadores 2020 - Ricardo Moraes/Getty Images - Ricardo Moraes/Getty Images
Atual campeão da Libertadores, Palmeiras tenta mais um título, o que pode ajudar rivais na classificação para a competição
Imagem: Ricardo Moraes/Getty Images

Fora a Libertadores, a Sul-Americana é outro caminho importante. E dois brasileiros seguem firmes e fortes na semifinal da competição: Athletico-PR (encara Peñarol) e Bragantino, que venceu o primeiro jogo contra o Liberta por 2 a 0 na última quarta.

Por fim, a Copa do Brasil também garante vaga na Libertadores. A competição está nas semifinais, onde o Flamengo mede forças com o Athletico-PR em uma chave, e Atlético e Fortaleza duelam na outra.

Isso quer dizer que três vagas podem ser conquistadas de maneira direta já pelas copas. Mais que isso. Entre todos os brasileiros envolvidos, apenas o Athletico-PR está na 10ª posição, no meio da tabela. Os demais times estão todos nas primeiras colocações, o que jogaria as vagas na pré-Libertadores 2022 mais para baixo, podendo chegar até mesmo ao G9.

Quem poderia se beneficiar?

Ainda é cedo para dizer, mas isso representaria uma grande mudança na disputa do brasileiro e até mesmo times que atualmente lutam contra o rebaixamento poderiam se candidatar a uma vaga na pré-Libertadores caso engate uma boa sequência de vitórias.

Atualmente o Cuiabá é o nono colocado com 28 pontos disputados. Porém, o América-MG, primeiro time fora da degola, soma 23 e poderia tranquilamente pular para a nova zona de classificação.

Jogadores do América-MG comemoram gol de Marlon contra o Corinthians, no Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Lutando contra o rebaixamento, até o América-MG poderia ter chance de disputar a Libertadores em caso de G9
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Vale ressaltar que a única vaga garantida é da Copa do Brasil, pois só contam, evidentemente, com brasileiros na disputa - e três dos quatro times na semifinal estão no topo da tabela (Flamengo, Atlético-MG e Fortaleza). Assim, o G7 já é uma realidade.

As duas últimas vagas dependem de Flamengo, Atlético e Palmeiras vencerem a Libertadores, e Bragantino e Athletico-PR levantarem o caneco na Sul-Americana. Mais do que nunca o sucesso desses brasileiros poderá beneficiar diretamente o seu clube do coração. E aí? Vai torcer ou secar?