Topo

Leila Pereira é candidata única e será presidenta do Palmeiras em dezembro

Leila Pereira em entrevista coletiva no Palmeiras - Bruno Ulivieri/Ofotográfico/Folhapress
Leila Pereira em entrevista coletiva no Palmeiras Imagem: Bruno Ulivieri/Ofotográfico/Folhapress

Diego Iwata Lima

De São Paulo

24/09/2021 18h22

Leila Pereira é candidata única e será empossada em dezembro como presidenta da Sociedade Esportiva Palmeiras. Primeira mulher em 107 anos de história a comandar o clube, ela terá ainda duas vice-presidentes, algo também inédito.

O prazo para a inscrição de novas chapas se encerrou às 18h desta sexta-feira (24). Na quinta-feira, Mario Giannini, candidato escolhido por Mustafá Contursi, desistiu do pleito por falta de união entre as correntes oposicionistas. Ao longo do processo, Luiz Pastore, Saverio Orlandi e Paulo Jussio, que sinalizaram intenção de concorrer, também desistiram.

Leila é proprietária da Crefisa e da FAM, empresas que patrocinam o Palmeiras desde 2015. Inicialmente, Leila tinha Paulo Nobre e Mustafá como aliados políticos, mas rompeu com ambos. Mauricio Galiotte hoje pertence ao mesmo grupo da empresária, que é casada com José Roberto Lamacchia, longevo sócio do clube.

Não se sabe se Leila se afastará das funções em suas empresas. A nova mandatária já expressou desejo de manter Abel Ferreira como técnico do time masculino.

Paulo Buosi, atual 1º vice-presidente de Mauricio Galiotte, seguirá na função. A 2ª vice da chapa da proprietária da Crefisa é Maria Tereza Ambrósio Bellangero. A 3ª, Neive Conceição Bulla de Andrade. E Tarso Luiz Furtado Gouveia completa a chapa, como 4º vice.

Tarso, Diretor do Departamento de Interior nas gestões Paulo Nobre e Mauricio Galiotte é também muito ligado à Mancha Alviverde. Sua inclusão na chapa é, desse modo, um aceno à torcida organizada, aliada de Leila, e também inclui na cédula a UVB (União Verde Branca), à qual ele é filiado.

A UVB é um dos grupos mais tradicionais do clube, surgido em 1995 e capitaneado por Wlademir Pescarmona, tendo como um de seus membros o ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzzo.

As duas mulheres que fazem parte da chapa são muito atuantes no clube. Maria Tereza Bellangero é diretora estatutária da Patinação, departamento com muita tradição no clube, por conta dos fortes times de hóquei e do tradicionalíssimo espetáculo de patinação artística alviverde "Periquitos em Revista". Já Neive é membro do COF, uma espécie de "senado" do Palmeiras.