Topo

São Paulo

De fora, Neves vê SPFC inoperante e tem disputa por vaga em duas fases

Gabriel Neves tem duas partidas pelo São Paulo e ainda busca espaço em meio aos estrangeiros - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Gabriel Neves tem duas partidas pelo São Paulo e ainda busca espaço em meio aos estrangeiros Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Arthur Sandes e Eder Traskini

Do UOL, em São Paulo

24/09/2021 04h00

Na disputa particular entre os estrangeiros do São Paulo, Gabriel Neves acabou ficando de fora na última quarta-feira (22) e viu o time jogar mal no empate por 0 a 0 contra o América-MG. Agora, precisa primeiro convencer Crespo a ser relacionado e, depois, brigar por vaga no time.

O futebol brasileiro limita a cinco o número de estrangeiros à disposição a cada jogo. Contra o América-MG, Arboleda, Galeano e Rigoni foram titulares; Calleri jogou os minutos finais; e Benítez foi o único a ficar no banco. Para ter chance de enfrentar o Atlético-MG amanhã, Gabriel Neves precisa primeiro desbancar um dos outros estrangeiros —a lista ainda tem Orejuela. Só então o uruguaio terá igualdade de condições para disputar lugar na equipe.

O interessante é notar que, de todos essa legião do exterior, só Arboleda e Galeano já estavam no clube na virada da temporada, mostrando que o São Paulo deu prioridade à busca por talentos no exterior. E a negociação Neves foi um processo que exigiu persistência por parte da diretoria. Começou em fevereiro, com ampla cobertura, vazamentos, idas e vindas, até o jogador ser contratado por empréstimo, anunciado no último dia da janela de transferências internacionais.

Sem Benítez nem Gabriel Neves, o meio-campo tricolor foi praticamente inoperante na quarta-feira. A formação com Luan, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara não funcionou, e o São Paulo só chutou a gol duas vezes —uma em cada tempo.

A seu favor, Gabriel Neves tem o desempenho nas partidas em que entrou em campo, contra Fluminense e Atlético-GO. Nos 61 minutos em que atuou, acertou 40 dos 44 passes que tentou, sendo quatro passes-chave, aqueles que aproximam o ataque de uma chance real de gol —os números são do site sofascore.

Nas duas ocasiões em que Gabriel Neves jogou, Crespo não tinha mais do que cinco estrangeiros à disposição, de modo que o limite não foi um fator. Contra o Fluminense, Calleri estava em condicionamento físico; contra o Atlético-GO, Benítez estava suspenso; e Orejuela está em recuperação de lesão neste tempo todo.

Os relacionados para a partida contra o Atlético-MG devem ser divulgados ainda hoje (24) pelo São Paulo. O jogo contra o líder do Brasileirão começa às 21 horas (de Brasília), no Estádio do Morumbi, e vale pela 22ª rodada.

São Paulo