Topo

Tite convoca seleção com retorno de 'ingleses' e sem Dani Alves; veja lista

Do UOL, em São Paulo

24/09/2021 04h00Atualizada em 24/09/2021 13h49

O técnico Tite convocou, na manhã de hoje, a seleção brasileira para os três jogos de outubro das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Os destaques ficam para as presenças de jogadores que atuam no futebol inglês, novamente relacionados. O lateral Daniel Alves, por outro lado, ficou fora.

As próximas partidas do Brasil acontecem contra Venezuela (dia 7, fora), Colômbia (dia 10, fora) e Uruguai (dia 14, na Arena Amazônia).

Veja lista de convocados:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Emerson (Tottenham), Alex Sandro (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
  • Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea)
  • Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Edenílson (Inter), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Gerson (Olympique de Marselha) e Lucas Paquetá (Lyon)
  • Atacantes: Antony (Ajax), Gabigol (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United) e Vinicius Júnior (Real Madrid)

O Brasil lidera a tabela do torneio e, praticamente garantido no Mundial, tem 100% de aproveitamento: em oito jogos, foram oito vitórias, o que totaliza 24 pontos. A Argentina é a 2ª colocada, com 18 pontos nos mesmos oito confrontos.

CBF "confia" em liberação da Inglaterra

Coordenador da seleção brasileira, Juninho Paulista revelou que não há, ainda, uma confirmação oficial sobre a liberação dos jogadores que atuam no futebol inglês.

Apesar disto, ele falou que viu como "positivas" as reuniões realizadas entre Premier League (entidade que organiza o Campeonato Inglês), Fifa e governo britânico em torno do assunto, fato que motivou a convocação.

Juninho Paulista explicou volta dos jogadores que atuam na Inglaterra - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Juninho Paulista explicou volta dos jogadores que atuam na Inglaterra
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

"A gente optou por fazer a liberação desses atletas até por um empenho dos clubes da Premier League e da Fifa. Já tiveram várias reuniões, foram positivas, e a gente confia que na próxima semana teremos uma solução positiva para esses casos".

"Temos esta confiança pelas reuniões que tiveram. O que foi passado é que não está confirmado, mas que brevemente vai haver essa confirmação", prosseguiu.

Anúncio apertado

A decisão inicial da CBF foi a de marcar a convocação para a sexta-feira passada (17), mas a mudança para hoje se deu em função de uma estratégia para evitar surpresas de última hora.

Na entidade, ninguém quis reviver o imbróglio no qual os jogadores dos clubes ingleses estiveram no centro: nove deles inicialmente foram chamados por Tite para os últimos três jogos, mas não foram liberados - o mesmo aconteceu posteriormente com o Claudinho e Malcom, do Zenit, da Rússia.

O regulamento da Fifa para as Eliminatórias prevê que a CBF tem de enviar passagens aos jogadores chamados até dez dias antes da data de apresentação. Esse limite é justamente hoje.

Daniel Alves fora da lista

O técnico Tite comentou a situação do experiente lateral direito Daniel Alves, que ficou fora da lista de convocados e está sem clube desde a rescisão de seu vínculo com o São Paulo.

Tite evitou aprofundar o assunto, mas revelou que mandou uma mensagem para o atleta para explicar por que ele ficaria fora da lista para os jogos das Eliminatórias.

"Na última convocação, conversamos com ele particularmente e colocamos os aspectos que o remetem à seleção. Eu tive contato com o Dani por mensagem, não vou dizer o que é porque não me sinto no direito, mas é uma torcida para que encontre o seu melhor caminho, [mostrar] o quanto ele é importante não só na seleção, mas para o futebol brasileiro", salientou Tite.