Topo

Richarlison deve perder convocação da seleção por problema no joelho

Richarlison, atacante do Everton - AFP
Richarlison, atacante do Everton Imagem: AFP

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/09/2021 15h13

Há um tom de pessimismo na CBF e também em quem cerca Richarlison a respeito da presença do jogador na convocação da seleção brasileira para os próximos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Venezuela, Colômbia e Uruguai.

O atacante do Everton está com um problema no joelho desde o jogo contra o Burnley, pela Premier League. Richarlison foi caçado em campo, sofreu entradas muito duras e deve ficar mais um tempo de molho, o que tende a inviabilizar a presença dele na lista de Tite. Os jogos do Brasil serão nos dias 7, 10 e 14 de outubro. Richarlison foi submetido a exames e o resultado veio com uma indicação de repouso. Com isso, não se sabe se ele poderá se recuperar a tempo.

O atacante do Everton também está com a mão machucada. Nas redes sociais, ele brincou com o próprio diagnóstico: "Pombo quebrou a asa". Mas esse problema, se não houvesse nada no joelho, não seria impeditivo para uma convocação.

Apesar da questão física, Richarlison está na lista que a CBF mandou para o governo federal pedindo excepcionalidade para entrar no Brasil durante a data Fifa. O mesmo vale para outros oito jogadores do futebol inglês, já que há em vigor uma portaria que demanda 14 dias de quarentena para quem chega ao Brasil do Reino Unido. As autoridades sanitárias podem dar uma permissão especial. O mesmo pedido foi feito para Cavani, do Uruguai.

Mesmo fora da seleção, Richarlison continua sendo assunto em períodos de jogos do Brasil por causa das provocações aos argentinos nas redes sociais. "Se busca rival" é um termo recorrente nos comentários do Pombo, que foi campeão olímpico em Tóquio.

Sem Richarlison no ataque do Brasil, Tite deve voltar a contar com Gabriel Jesus, do Manchester City. Gabigol, do Flamengo, foi titular na data Fifa passada e deve permanecer na lista. A questão é se Firmino voltará mesmo a ser chamado, apesar de ter perdido da titularidade no Liverpool. Há um leque maior de opções para o lado do campo, como Raphinha, do Leeds e Malcom, do Zenit, além de Vini Jr, destaque neste começo de temporada pelo Real Madrid, mas que ainda está devendo uma atuação consistente pela seleção.