Topo

Como a convocação da seleção vai afetar Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras

Jogadores da seleção brasileira comemoram gol contra o Peru, pelas Eliminatórias - Lucas Figueiredo/CBF
Jogadores da seleção brasileira comemoram gol contra o Peru, pelas Eliminatórias Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/09/2021 21h49

O técnico Tite vai anunciar nesta sexta-feira (24), às 11h, a lista de convocados da seleção brasileira para a próxima rodada tripla das Eliminatórias da Copa 2022, na qual o Brasil enfrentará Venezuela, Colômbia e Uruguai. Mais uma vez, isso diz respeito aos clubes que atualmente estão no Top 3 do Brasileirão, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras.

Pelas convocações recentes, o atacante Gabigol, o meia Éverton Ribeiro — ambos do Flamengo —, além do goleiro Weverton, do Palmeiras, são certos. Tite ainda deve dar mais uma chance a Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético-MG.

Como o técnico deve trazer de volta os "ingleses" barrados pelos clubes da Premier League na data Fifa de setembro — com exceção de Richarlison, machucado —, deve faltar espaço para outros atleticanos, como o goleiro Everson e o atacante Hulk, que estavam na lista anterior. Na lista preliminar enviada à Fifa, o técnico da seleção ainda inseriu mais dois do Flamengo: Rodrigo Caio e Pedro.

Quando o leque se amplia para outras seleções, há mais desfalques à vista, como o uruguaio Arrascaeta e o chileno Isla, pelo Fla, os paraguaios Gustavo Gomez (Palmeiras) e Junior Alonso (Galo), só para citar alguns.

A discussão sobre calendário acompanha cada convocação. Em outubro, especialmente, haverá um choque entre data Fifa e três rodadas do Brasileirão. Em setembro, a CBF mexeu tanto no calendário para evitar prejuízo imediato aos clubes com jogadores chamados que as finais da Copa do Brasil foram parar em dezembro, depois do Brasileirão.

Agora, a entidade tem novamente o recorrente problema diante de si. E não dá para alegar surpresa. Não há espaço no calendário para adiar mais partidas sem embolar jogos em um futuro próximo — e tem data Fifa de novo em novembro.

A primeira semana de novembro, que a CBF colocou no calendário como "escape", já foi preenchida com jogos adiados do primeiro turno do Brasileirão. O Flamengo, inclusive, reclamou da forma com a qual a remarcação aconteceu, fazendo-o jogar numa terça e em uma sexta.

Embora alguns setores da CBF enxerguem dificuldade em novo adiamento de partidas, a diretoria de competições chegou à véspera da convocação ainda avaliando o que fazer.

Na convocação passada, quem informou que os jogos seriam adiados foi o coordenador de seleções, Juninho Paulista, ainda durante a coletiva pós-anúncio da lista.

Confirmando ou remarcando os jogos, os confrontos afetados para o Flamengo serão contra Red Bull Bragantino, Fortaleza e Juventude. Ou seja, dois adversários que estão no G6, brigando diretamente por uma vaga na Libertadores.

Para o Atlético-MG, que lidera o Brasileiro com sete pontos de vantagem, a tabela na data Fifa de outubro traz a lanterna Chapecoense, o Ceará e o Santos — teoricamente, uma vida mais tranquila.

Para o Palmeiras, os adversários no período são América-MG, Red Bull Bragantino e Bahia.

Jogos durante a data Fifa de outubro

FLAMENGO

6/10 - Red Bull Bragantino (F)
9/10 - Fortaleza (F)
13/10 - Juventude (C)

ATLÉTICO-MG

6/10 - Chapecoense (F)
9/10 - Ceará (C)
13/10 - Santos (C)

PALMEIRAS

6/10 - América-MG (F)
9/10 - Red Bull Bragantino (C)
13/10 - Bahia (F)