PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Resultado que leva Palmeiras à final da Libertadores é comum com Abel; veja

Diego Iwata Lima

22/09/2021 04h00

Classificação e Jogos

Pode não ter sido o jogo, tampouco o resultado dos sonhos dos torcedores. Mas na frieza dos números, o palmeirense tem muitas razões para comemorar o 0 a 0 obtido com muita transpiração e pouca plasticidade na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores, contra o Atlético-MG, disputada ontem (21) à noite. Abel Ferreira, certamente comemorou.

O Palmeiras vai a Minas Gerais na próxima terça-feira (28) para enfrentar o Atlético-MG pela vaga na decisão da Libertadores e tentar trilhar um caminho que conhece muito bem sob o comando de seu treinador, e que percorreu em 25 das 33 partidas que disputou fora de casa com ele.

Em 75,7% das vezes que atuou como visitante tendo o português ou um de seus auxiliares como técnico, o Palmeiras deixou o campo rival empatando com gols ou vencendo. São esses os dois tipos de resultado que levam o Palmeiras para Montevidéu e sua segunda final consecutiva na Copa Libertadores.

Na atual temporada o Palmeiras, inclusive, tem números superiores como visitante. Em casa, jogou 26 vezes, ganhando 14, perdendo nove e empatando três vezes —aproveitamento de 57,6%. Já fora de casa, o desempenho aponta 68% de pontos conquistados. Em 25 partidas, ganhou 16, empatou cinco e perdeu quatro.

E se evidências que apontam que o Palmeiras tem motivos para enfrentar o jogo no Mineirão com otimismo já não fossem suficientes, o Alviverde tem ainda no bolso o absurdo recorde de 14 partidas de invencibilidade como visitante em jogos pela Libertadores. A última derrota pelo torneio na casa de um adversário aconteceu em 2 de abril de 2019: 1 a 0 para o San Lorenzo, no estádio El Nuevo Gasómetro, pela fase de grupos.

Já o 0 a 0, resultado que leva o jogo para os pênaltis, expediente que tem sido terror dos palmeirenses, aconteceu apenas uma vez na gestão Abel Ferreira: contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em abril deste ano, pelo Campeonato Paulista.

Veja abaixo os 33 jogos de Abel Ferreira como visitante

Vasco 0 x 1 - Brasileiro

Ceará 2 x 2 - Copa do Brasil

Goiás 1 x 0 - Brasileiro

Delfín (EQU) 1 x 3 - Libertadores

Santos 2 x 2 - Brasileiro

Libertad (PAR) 1 x 1 - Libertadores

Internacional 2 x 0 - Brasileiro

América 0 x 2 - Copa do Brasil

River Plate (ARG) 0 x 3 - Libertadores

Ceará 2 x 1 - Brasileiro

São Bento 1 x 1 Paulista

Defensa y Justicia 1 x 2 - Recopa

Botafogo-SP 0 x 0 - Paulista

Universitário (PER) 2 x 3 - Libertadores

Guarani 1 x 2 - Paulista

Santo André 0 x 1 - Paulista

Defensa 1 x 2 - Libertadores

Ponte Preta 0 x 3 - Paulista

Independiente (EQU) 0 x 1 - Libertadores

Red Bull Bragantino 0 x 1 - Paulista

Corinthians 0 x 2 - Paulista

São Paulo 2 x 0 - Paulista

Flamengo 1 x 0 - Brasileiro

CRB 0 x 1 - Copa do Brasil

Juventude 0 x 3 - Brasileiro

Red Bull Bragantino 3 x 1 - Brasileiro

Internacional 1 x 2 - Brasileiro

Sport 0 x 1 - Brasileiro

Universidad Católica (CHI) 0 x 1

Atlético-GO 0 x 3 - Brasileiro

São Paulo 1 x 1 - Libertadores

Atlético-MG 2 x 0 - Brasileiro

Chapecoense 0 x 2 - Brasileiro

Errata: o texto foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, a derrota do Palmeiras para o San Lorenzo em 2019 foi no El Nuevo Gasómetro e não em Almagro. O erro foi corrigido.

Futebol