Topo

Fla vira página pelo tri em noite de busca por recordes de Gabigol e Renato

Renato Gaúcho abraça Gabigol durante goleada do Flamengo sobre o Santos na Vila Belmiro - Fernanda Luz/AGIF
Renato Gaúcho abraça Gabigol durante goleada do Flamengo sobre o Santos na Vila Belmiro Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/09/2021 04h00

De olho no tricampeonato da Libertadores, o Flamengo quer virar a página após o tropeço contra o Grêmio e recebe hoje (22) o Barcelona, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal.

O início da caminhada por um lugar em Montevidéu (URU), local da decisão deste ano, tem clima de festa por conta da presença da torcida no estádio e pode ser especialmente feliz para o técnico Renato Gaúcho e para o atacante Gabigol.

Com 48 vitórias como técnico no torneio continental, o comandante rubro-negro se iguala ao recordista Gabriel Uribe em caso de novo triunfo. O colombiano chegou a três finais com o América de Cali (COL), mas não sentiu o gostinho do título. Renato, por sua vez, busca o bicampeonato como treinador.

Com 21 gols marcados pelo Fla na competição, o camisa 9 se isola como o maior goleador por um único clube se marcar mais um. Ele divide a marca com Célio Taveira, que anotou o mesmo número de gols pelo Nacional (URU).

Nos últimos cinco anos, Renato levou seus times a quatro semifinais da Libertadores, número que o consolidou como "Rei de Copas" no Brasil. Pelo Grêmio, o técnico levantou a taça em 2017. Herói da conquista rubro-negra em 2019, o jogador persegue sua segunda taça.

"O jogo de quarta é muito importante, mas não é o último jogo do ano. O Flamengo briga por três competições e temos uma decisão a cada três dias", disse o treinador.

Incomodado com algumas críticas que surgiram após a derrota por 1 a 0 para o Tricolor gaúcho, o comandante rubro-negro entendeu que havia um certo exagero nos apontamentos e afirmou que os seguidos jogos e convocações para as Eliminatórias estão cobrando um preço ao Fla.

Para o duelo contra os equatorianos, os cariocas não terão as presenças de Arrascaeta e Filipe Luís, ainda em recuperação de suas respectivas lesões. O técnico não quer correr riscos de agravar o quadro e prefere ter todos à disposição quando tiver o sinal verde dos médicos. Último reforço contratado, David Luiz estará na lista de relacionados e pode estrear.

"É o preço que se paga. Faz parte, trabalhar em um clube grande dá nisso. Estamos brigando por três competições. Temos que entender que o desgaste é muito grande. Por isso, temos vários jogadores machucados. Por isso, tenho de rodar o grupo para não perder um jogador importante. Eu estou vacinado no futebol", afirmou Renato.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X BARCELONA

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 22 de setembro de 2021, às 21h30
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Richard Trinidad (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Leodan González (URU)

Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz (Gustavo Henrique) e Renê; Willian Arão, Thiago Maia (Andreas Pereira), Everton Ribeiro, Vitinho e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

Barcelona: Burrai; Castillo, Leon, Riveros, Pineida; Pinatares, Molina, Martinez, Preciado; Diaz, Mastriani Técnico: Fabián Bustos.