Topo

OPINIÃO

Mauro: Botafogo precisa pensar em como se sustentar para voltar à Série A

Do UOL, em São Paulo

21/09/2021 04h00

O Botafogo faz boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro e está hoje entre os clubes que subiriam para a primeira divisão nacional na classificação atual, com o terceiro lugar, atrás de Coritiba e Goiás, enquanto o CRB é o quarto e outros clubes tradicionais como Vasco e Cruzeiro estão mais abaixo —o Cruzmaltino em nono e o Celeste apenas em 13º.

No podcast Posse de Bola #162, Mauro Cezar Pereira afirma que o Botafogo está se ajustando na Série B e precisa começar a planejar a próxima temporada para que, em caso de acesso confirmado à Série A, tenha condições de jogar de forma competitiva, já que seu time atual foi montado para jogar a segunda divisão.

"O Botafogo está conseguindo se acertar, eu diria até que o Botafogo precisa começar a pensar paralelamente em como se programar para a próxima temporada, isso é um ponto fundamental. O Botafogo tem um time que não é para se sustentar na Série A, não tem dinheiro, então, tem que começar a pensar nisso. Já está vindo aí o Rafael, está pensando em outros jogadores que estão fora do país e queiram voltar, jogadores experientes que possam ali fazer a mescla para tentar ter um time competitivo na próxima temporada", diz Mauro Cezar.

"O Botafogo está trabalhando com orçamento mais baixo, uma folha de pagamento muito inferior, se livrou de alguns jogadores contratados na antiga gestão que ainda estavam onerando o clube, e está conseguindo, aos poucos, se organizar. O mais importante é entender o seu tamanho nesse momento da história. Esse é o tamanho do Botafogo hoje com a dívida que tem, com os problemas que possui, o Botafogo tem que ter muito pé no chão", completa.

O jornalista cita como exemplo o próprio Coritiba, que hoje lidera a Série B com um treinador que foi contratado ainda na temporada anterior e que resistiu a resultados ruins no campeonato estadual.

"O Botafogo tem que começar a pensar não só nessa reta final, garantir o seu acesso, mas também começar a olhar para o ano que vem, no que vai fazer, de que maneira vai se estruturar, porque não dá para ganhar o campeonato e quando chega no final do ano começa a pensar no ano que em, acho que não é bem por aí", diz Mauro.

"O Coritiba, que está liderando o campeonato, é outro time que vem muito regular, no sábado voltou a vencer, é parecido com isso que eu estou dizendo. Em janeiro, ainda no final do campeonato de 2020, foi contratado o Morinigo, o paraguaio, o time deu uma arrumadinha, não foi muito bem, no Campeonato Paranaense foi eliminado na primeira fase, sofreu três derrotas seguidas, foi eliminado pelo Rio Branco, não se classificou, o técnico foi mantido, começou não muito bem o campeonato e agora o time lidera já há várias rodadas", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.