Topo

Corinthians

Atual Corinthians é a 'pior versão' do clube em casa nos pontos corridos

Corinthians de Sylvinho é o terceiro pior mandante do Brasileirão 2021  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Corinthians de Sylvinho é o terceiro pior mandante do Brasileirão 2021 Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

21/09/2021 04h00

A versão 2021 do Corinthians, comandada pelo técnico Sylvinho, tem o pior aproveitamento em casa do clube do Parque São Jorge em toda a era dos pontos corridos do Brasileirão —iniciada na temporada 2003. Após dez jogos na Neo Química Arena, o Alvinegro soma apenas 33,3% dos pontos disputados, sendo o terceiro pior mandante desta edição da Série A.

Em dez partidas na Neo Química Arena, o Corinthians conquistou apenas dez pontos, com duas vitórias (Sport e Ceará), quatro empates (São Paulo, Internacional, Juventude e América-MG) e quatro derrotas (Atlético-GO, Bragantino, Atlético-MG e Flamengo). O retrospecto como mandante apenas é melhor do que os registrados por Sport (23,3%) e Chapecoense (6,7%), que são os últimos colocados da classificação do campeonato.

Comparando, o pior rendimento do Alvinegro como mandante até agora pelos pontos corridos do Brasileiro aconteceu em 2007 — ano em que o clube foi rebaixado à Série B. Naquela temporada, o Corinthians teve 43,8% de aproveitamento dos pontos disputados no estádio do Pacaembu.

Gráfico - Reprodução/ Flourish  - Reprodução/ Flourish
Aproveitamento do Corinthians como mandante na era dos pontos corridos do Brasileirão
Imagem: Reprodução/ Flourish

Aquela também foi a única vez do Corinthians no atual formato da Série A em que o clube não conquistou pelo menos metade dos pontos que disputou sob seus domínios. Nesta temporada, ainda restam nove jogos em Itaquera para o time de Sylvinho, o que dá margem para o elenco melhorar o retrospecto e buscar posições mais altas na tabela.

O fato é que os seguidos tropeços em casa e o distanciamento para o G4 são os responsáveis pela pressão criada em cima de Sylvinho, às vésperas do clássico com o rival Palmeiras, sábado, na Neo Química Arena. A diretoria do Corinthians por enquanto banca o treinador, sequer cogita uma demissão neste momento, mas sabe que um mau resultado no Dérbi pode cair como uma bomba no CT Joaquim Grava.

Os próximos jogos do Corinthians em casa:

25/9 - Palmeiras (22ª rodada)

5/10 - Bahia (24ª rodada)

Data a definir - Fluminense (26ª rodada)

Data a definir - Chapecoense (29ª rodada)

Data a definir - Fortaleza (30ª rodada)

Data a definir - Cuiabá (32ª rodada)

Data a definir - Santos (34ª rodada)

Data a definir - Athletico-PR (36ª rodada)

Data a definir - Grêmio (37ª rodada)

Corinthians