Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: O cálice sagrado da temporada para o Galo é o Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

21/09/2021 04h00

Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras estão nas semifinais da Libertadores e também são três dos postulantes ao título brasileiro, com o Galo na liderança com sete pontos de vantagem no Brasileirão, título que ele não conquista há 50 anos, enquanto os dois demais foram campeões nos últimos três anos, assim como nos últimos dois pelo torneio continental, que a equipe mineira venceu pela única vez em 2013.

No podcast Posse de Bola #162, Arnaldo Ribeiro afirma que, embora seja também o desejo do torcedor, a Libertadores não tem o mesmo peso para o clube que o Campeonato Brasileiro devido ao jejum desde que ergueu a taça em 1971.

"A situação do Galo é diferente da situação de Palmeiras e Flamengo. O Galo, talvez, desses três clubes, seja aquele em que a Libertadores, embora super importante, não seja o cálice sagrado da temporada. O cálice sagrado da temporada para o Galo é o Brasileirão, é o torneio que o time não conquista há 50 anos, não é qualquer coisa", diz Arnaldo.

"Se o Galo for eliminado da Libertadores pelo Palmeiras ou perder a decisão para o Flamengo, sabe-se lá, e conquistar o Brasileiro, você pode ter certeza que a festa é diferente. Normalmente, o clube brasileiro, o Palmeiras é assim e o Flamengo está se mostrando assim. O Palmeiras sempre foi assim nas mãos do Abel e o Flamengo está se mostrando assim, a Libertadores, o mata-mata, o Galo não, o Galo tem essa situação, então, tem uma pequena diferença", completa.

O jornalista também cita a mobilização maior do Palmeiras em competições de mata-mata sob o comando de Abel Ferreira, lembrando que o clube venceu na temporada passada a Libertadores e a Copa do Brasil.

"Acho que o Palmeiras mobiliza-se muito para jogos em mata-mata mesmo. Tem um fator novo ali, que muita gente falou, da volta do Luiz Adriano com a Chapecoense, teve a volta do Felipe Melo também, é possível que ele jogue, depois foi decantado pelo Abel Ferreira na entrevista, talvez o Felipe Melo recupere a sua posição de titular para esse jogo da mobilização", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.