Topo

Brasileirão - 2021

São Paulo conta com volta de Miranda, mas trio de zaga perde força no time

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 04h00

Um novo São Paulo se apresentou em campo neste fim de semana para a 21ª do Campeonato Brasileiro. O esquema tático com três zagueiros, incansavelmente utilizado por Hernán Crespo desde o início de seu trabalho, foi deixado de lado. E o 4-4-2 funcionou na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO no Morumbi.

Embora não tenha comentado sobre o sucesso do modelo de jogo utilizado, Crespo tem motivos de sobra para repetir a formação na próxima rodada, na quarta-feira (22), quando o São Paulo encara o América-MG novamente no Morumbi. O treinador elogiou o desempenho de seus comandados e reiterou que o Tricolor "voltou a ter prazer de jogar futebol".

Para completar, o São Paulo perdeu um zagueiro por suspensão. Sem Léo, a tendência é a substituição pura e simples por Miranda, que não enfrentou o Atlético-GO por causa do acúmulo de cartões amarelos. Embora a discussão tática não tenha feito parte da entrevista de Crespo, ela foi abordada com o volante Luan, um dos destaques contra o Dragão.

"Se é 4-3-3, 4-4-2, com três atacantes, nós da defesa temos de fazer nosso trabalho para trazer mais segurança para o Volpi, para a equipe não sofrer gols", ressaltou o volante, que teve dois volantes (Liziero e Rodrigo Nestor) ao seu lado para garantir uma boa marcação no meio-campo.

Diante do Atlético-GO, o São Paulo apresentou um bom futebol, o que causou surpresa depois da eliminação para o Fortaleza na Copa do Brasil. E Crespo pegou carona na atuação do Tricolor para acreditar em um novo momento do clube na temporada.

"O São Paulo voltou a ter prazer de jogar bom futebol. A gente fez isso, sobretudo pela maneira que tentou jogar, pelo prazer de passar bola, de jogar, criar situações. É uma situação que me dá tranquilidade."

Miranda não será a única novidade do São Paulo para a próxima rodada. O meia Benítez, que também cumpriu suspensão, está à disposição para encarar o América-MG. Contra o Atlético-GO, seu substituto foi Gabriel Sara.

Com o triunfo no Morumbi, o São Paulo respirou na tabela de classificação. A equipe ganhou quatro posições e pulou para o 12º lugar, com 25 pontos. Além de se afastar da zona de rebaixamento, o Tricolor começa a vislumbrar a possibilidade de encostar nas primeiras posições. A zona de classificação para a Libertadores é, no momento, fechada pelo Corinthians, com 30 pontos.