Topo

Brasileirão - 2021

Qual elenco no Brasil tem mais cara de Champions League? Fizemos as contas

Diego Ribas, Filipe Luís e Diego Alves são três "ex-Champions" que dão cara de Europa ao elenco do Flamengo - Wagner Meier/Getty Images
Diego Ribas, Filipe Luís e Diego Alves são três "ex-Champions" que dão cara de Europa ao elenco do Flamengo Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 04h00

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começou na semana passada, mas já tem muitos jogadores "ex-Champions" desfilando pelos gramados brasileiros desde o começo desta temporada. Depois da movimentada janela de transferências, o UOL Esporte se debruçou sobre as planilhas para responder: afinal, qual é o elenco com mais "cara de Champions League" no Brasileirão?

A chegada de David Luiz ao Flamengo facilitou a resposta. Com o zagueiro, o Rubro-Negro chega a onze jogadores "ex-Champions" em seu elenco. Estes onze somam 236 partidas e quase 15 mil minutos jogados na Liga dos Campeões, outros dois recordes entre os atuais elencos que disputam o Brasileirão (veja os gráficos mais abaixo).

Entre os flamenguistas, só David Luiz (4.866), Filipe Luís (4.027) e Diego Ribas (3.101) jogaram mais de mil minutos de Champions League na carreira, mas o "elenco de apoio" é estrelado: Gabriel Barbosa esteve por 30 minutos em campo na competição europeia, enquanto Bruno Henrique soma 152. Os recém-chegados Andreas Pereira (351) e Kenedy (107) também contribuem para a soma, entre outros.

O Grêmio de Douglas Costa e Rafinha é o que mais se aproxima do Flamengo em número de jogos (203) e minutos de Champions League (mais de 11 mil). Em seguida aparece o Atlético-MG de Diego Costa e Hulk; e o Palmeiras de Felipe Melo e Luiz Adriano.

Considerando o número de atletas "ex-Champions" em cada elenco, depois do Flamengo (11) aparecem Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Inter e Palmeiras (seis cada um); Grêmio (cinco); São Paulo (um, já descartando Daniel Alves); e Santos (um), cujo único representante é Diego Tardelli.

O jogador de maior impacto no levantamento seria Daniel Alves, dono de 10.001 minutos em campo na Liga dos Campeões, mas que permanece no gráfico abaixo apenas para tons de comparação. Ele está prestes a deixar o São Paulo, e seu futuro pode mudar todo o quadro, pois é o "ex-Champions" mais experiente do futebol brasileiro.

Critérios

O UOL Esporte fez três levantamentos: o primeiro, mais simples e direto, considera quais atletas já jogaram a Champions e hoje estão no Brasileirão. O segundo soma todos os minutos em que estes atletas estiveram em campo em uma partida de Liga dos Campeões. Já o terceiro, o mais flexível, conta todos os jogos em que eles estiveram relacionados (em campo ou no banco de reservas). Os jogos de Liga Europa são desconsiderados em todos os casos.