Topo

Brasileirão - 2021

Fla e Grêmio fazem novo capítulo da rivalidade que pôs fogo no Brasileiro

Thiago Maia, do Flamengo, e Everton, do Grêmio, disputam bola em duelo no Maracanã, pela Copa do Brasil - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Thiago Maia, do Flamengo, e Everton, do Grêmio, disputam bola em duelo no Maracanã, pela Copa do Brasil Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS)

19/09/2021 04h00

Flamengo e Grêmio vão a campo hoje (19), pelo Campeonato Brasileiro, em um duelo que tem o antagonismo como pano de fundo. Além dos ingredientes que apimentaram a rivalidade em campo nos últimos anos, uma recente disputa nos bastidores gerou um grande impacto na relação entre os clubes. Dentro das quatro linhas, enquanto o time rubro-negro quer se aproximar do líder Atlético-MG, o Tricolor gaúcho busca reação para sair da zona de rebaixamento. O confronto começa às 20h30, no Maracanã.

O jogo de logo mais, inclusive, esteve em meio a um conflito que poderia, até mesmo, adiar a rodada. Com a liberação da Prefeitura do Rio de Janeiro e uma liminar favorável concedida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Fla tinha a intenção de ter torcida no estádio. Porém, uma nova decisão do próprio STJD — após recursos de 17 clubes e da CBF — impediu a presença de público na partida.

O assunto voltará a ser debatido para o Brasileiro em um Conselho Técnico marcado para o próximo dia 28.

A partida se torna mais um capítulo neste embate que, nas últimas temporadas, teve episódios marcantes. A mais recente aconteceu nesta última semana, quando os cariocas eliminaram os gaúchos nas quartas de final da Copa do Brasil, após vitórias por 4 a 0 na Arena do Grêmio e 2 a 0 no Maracanã.

Torcedor mostra ingresso antes de entrar no Maracanã, palco de Flamengo e Grêmio - Ricardo Borges/UOL - Ricardo Borges/UOL
Torcedor mostra ingresso antes de entrar no Maracanã, palco de Flamengo e Grêmio
Imagem: Ricardo Borges/UOL

Os dias que antecederam o encontro no Rio de Janeiro, ocorrido na última quarta-feira, foram movimentados. O duelo foi tema de forte discussão entre os clubes por conta da torcida. Alegando a isonomia da competição, o Grêmio chegou a ameaçar não entrar em campo, uma vez que não pôde ter público no jogo de ida. O clube da Gávea, por outro lado, seguiu o plano e contou com o retorno dos rubro-negro ao "Maior do Mundo". Foram 6.446 presentes, e 6.227 pagantes.

Ao longo da história, Flamengo e Grêmio fizeram confrontos memoráveis, contando até mesmo com a decisão do Brasileiro de 1982, quando o Rubro-Negro levou a melhor, e da Copa do Brasil de 1997, quando os gaúchos se sagraram campeões.

"Cincun": faixa vendida por ambulante faz referência ao  5 a 0 do Flamengo na Libertadores. - Léo Burlá / UOL - Léo Burlá / UOL
Imagem: Léo Burlá / UOL

Porém, de 2019 para cá a rivalidade ganhou mais força, principalmente após as semifinais da Libertadores. Depois do empate em 1 a 1 em Porto Alegre, a goleada por 5 a 0 no Rio ecoou por algum tempo. O "cincum" do então técnico Jorge Jesus, utilizado em uma entrevista na qual falava sobre desfalques, virou provocação da torcida do Fla — na última quarta, uma faixa com o dizer estava sendo vendida nos arredores do Maracanã.

Aquele confronto ficou marcado também pela imagem de Renato Gaúcho, à época à frente do Grêmio, desolado à beira do gramado. A cena, inclusive, até pouco tempo era compartilhada o jogo entre os times esteve em pauta.

Ainda em 2019, no segundo turno do Brasileiro, Gabigol fez um gesto com a mão aberta, em alusão ao cinco, na direção da arquibancada do Grêmio, o que se repetiu no intervalo do jogo da ida na Copa do Brasil.

A recente contratação de Renato Gaúcho, ídolo do Grêmio como jogador e técnico, ajudou a criar um pouco mais de rusgas nesta crescente rivalidade. Nos tempos de Tricolor, ele chegou a cutucar o Fla e lembrar os investimentos feitos em reforços. Agora, porém, "pulou o muro" do confronto.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X GRÊMIO


Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 19 de Setembro de 2021, domingo
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)

Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Renê; Willian Arão, Andreas Pereira (Thiago Maia), Everton Ribeiro, Vitinho e Michael; Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

Grêmio: Gabriel Chapecó (Brenno); Vanderson, Ruan, Rodrigues (Kannemann) e Rafinha; Thiago Santos; Alisson, Lucas Silva, Villasanti, e Ferreira; Borja (Diego Souza). Técnico: Felipão