Topo

Campo de futebol é usado como abrigo para moradores que fogem de vulcão

Moradores chegando ao campo do Unión Deportiva Las Palmas - Twitter/RNE Canarias
Moradores chegando ao campo do Unión Deportiva Las Palmas Imagem: Twitter/RNE Canarias

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/09/2021 17h28

O campo de futebol do Unión Deportiva Las Palmas, time da Segunda Divisão da Espanha, sediado na cidade de Las Palmas de Gran Canaria, pertencente à Espanha e localizada na costa africana, está sendo usado como abrigo para os moradores locais após o vulcão Cumbre Vieja entrar em erupção no final da manhã de hoje (19).

Depois da erupção, o governo local pediu para que os moradores "tenham extrema cautela" e fiquem longe da área e das estradas. Ao todo, cerca de 300 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas e mandadas para o campo de futebol de El Paso.

Mariano Hernández, presidente de Cabildo de La Palma, o órgão governante da ilha confirmou a informação em entrevista à Rádio 5, uma estação local. "Pontos de encontro foram estabelecidos para evacuados no campo de futebol e no pavilhão desportivo".

Moradores no campo do Unión Deportiva Las Palmas - Twitter/RNE Canarias - Twitter/RNE Canarias
Moradores no campo do Unión Deportiva Las Palmas
Imagem: Twitter/RNE Canarias

Embora pouco conhecido no Brasil, o clube já contou em seu plantel com jogadores como Baiano, que jogou no Palmeiras (2004), Santos (2007) e Vasco (2008) e que chegou a disputar a Olimpíada de 2000, com a Seleção Brasileira.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. No entanto, há dias, a ilha vem sofrendo com tremores.

Cientistas que atuam no local e que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes. Cerca de 400 tremores mais fortes foram registrados na região apenas nas últimas 72h.