Topo

OPINIÃO

Mauro: Se Abel for embora sem mais títulos, já terá valido para o Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

18/09/2021 04h00

O Palmeiras entra em campo hoje (17) para enfrentar a Chapecoense depois de uma derrota para o Flamengo que elevou as críticas ao time e ao trabalho do técnico Abel Ferreira, que conquistou na temporada passada a Copa do Brasil e a Libertadores, está novamente na semifinal do torneio continental, mas vem de um período de resultados ruins no Brasileirão, inclusive dentro de casa, e após ter tempo para treinar.

No podcast Posse de Bola #161, Mauro Cezar Pereira afirma que a dificuldade do Palmeiras hoje está muito clara e que o técnico não consegue tirar mais do seu elenco, ressaltando que não defende demissão, mas constata que ele parece ter atingido o máximo que poderia extrair.

"O Palmeiras eu acho que é uma dificuldade técnica momentânea, em função de um técnico que não consegue tirar mais do elenco —para mim isso está muito claro", diz Mauro Cezar.

"O elenco do Palmeiras é bom, o clube é saudável financeiramente, tem condições de ter os jogadores que possui e eventualmente até de contratar mais ou outro, ainda mais quando as coisas forem se normalizando, com público e tudo mais. Mas tem um técnico que já está na história do clube. Ele deu dois títulos, um deles importantíssimo, que é a Libertadores, outro muito importante que é a Copa do Brasil, mas parou —não sai mais nada dali, então me parece que ali a situação é mais clara e é mais fácil até de resolver. Não que tenha que demitir o técnico, mas está claro onde está o problema, onde está o entrave", completa.

O jornalista afirma que no momento em que encerrar o ciclo do treinador com o Alviverde, terá valido a pena para o Palmeiras o trabalho do português, mesmo que até lá ele não consiga novas conquistas, já que ele foi o técnico que encerrou um jejum de 21 anos sem títulos da Libertadores, além de vencer a Copa do Brasil.

"Se o Abel não ganhar nada esse ano e ele voltar para Portugal no ano que vem, por exemplo, terá valido a pena o Abel Ferreira no Palmeiras, porque ele ganhou dois títulos que estão na história. Uma temporada não muito boa, ou até ruim, depois de uma temporada com dois títulos desse tamanho, no final, foi lucro. Vida que segue e agora parte para uma nova fase, então eu acho que a passagem do Abel já está garantida como positiva no Palmeiras, mas o momento atual é ruim e me parece muito claro isso", diz Mauro.

"O Palmeiras pode resolver num estalo se conseguir, quando ele for embora. Não estou aqui defendendo demissão de ninguém, mas um dia ele vai sair e no dia em que ele for embora, se o Palmeiras souber contratar um bom técnico, como o Fortaleza soube, por exemplo, acho que o Palmeiras vai subir rapidamente, porque tem elenco e tem condições de fazer mudanças no seu elenco, trazendo um ou outro jogador, negociando um ou outro, jogadores que têm bom valor de mercado, jogadores jovens ali também no elenco que podem ser bem negociados", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.