Topo

Jorge pode estrear e ser oásis de qualidade nas contratações do Palmeiras

Jorge, do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Jorge, do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

De São Paulo

18/09/2021 04h00

Jorge pode ser a principal novidade de Abel Ferreira para o confronto com a Chapecoense neste sábado (18), às 17h, em Santa Catarina. Contratado no fim de julho, em definitivo e sem custos, junto ao Monaco (FRA), o lateral deve enfim fazer sua estreia para tentar mudar, junto com Piquerez, o fim de uma história, até o momento, sem muito motivo para comemoração.

Por mais que Abel Ferreira tenha avisado da necessidade de reforços logo após a conquista da Copa do Brasil e reclamado publicamente muitas vezes, o Palmeiras praticamente não fez contratações para a temporada 2021.

Escorada na força de seu jovem elenco e nas conquistas de 2020, a diretoria priorizou o equilíbrio financeiro e trancou o cofre até julho, quando acertou com Matheus Fernandes, Joaquín Piquerez e Jorge —um volante e dois laterais esquerdos—, que até o momento não fizeram qualquer grande diferença para o time.

Assim como Jorge, o uruguaio parece ser uma aposta promissora. Nas poucas partidas que fez, não foi mal, mas também não brilhou, o que é esperado em um processo de adaptação.

Além do trio, apenas Danilo Barbosa, que fora jogador de Abel no Braga (POR), chegou ao clube como fruto de contratação. Devolvidos de empréstimos, Deyverson e Dudu até foram novidade para Abel, mas não para o palmeirense, que já os conhecia bem. E embora seja versátil e possa atuar como zagueiro, volante ou meia de armação, Barbosa não tem jogado em qualquer uma delas.

O UOL fez um balanço das quatro contratações até o momento para definir se valeram a pena e o que se deve esperar delas.

Jorge vinha bem antes de se lesionar

O lateral apareceu muito bem no Flamengo e no Santos, com boas chances na seleção. Mas a lesão no futebol suíço foi grave, e não é possível saber com certeza como ele vai retornar.

Jogos: 0

Gols: 0

Assistências: 0

O que esperar: Se der continuidade ao futebol que tinha no passado, o Palmeiras terá feito uma ótima contratação e terá um lateral armador de muita qualidade.

Danilo Barbosa ainda não disse a que veio

db - Cesar Greco - Cesar Greco
Danilo Barbosa, jogador do Palmeiras, em treino na tarde de hoje, na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco

Velho conhecido de Abel Ferreira, o jogador veio emprestado do Nice (FRA) e não deslanchou. Teve boas chances de mostrar serviço, como na segunda final do Campeonato Paulista, em que foi titulr, mas não correspondeu. O Palmeiras tem até o fim do ano para decidir se o contrata em definitivo por 6 milhões de euros (R$ 39 milhões).

Jogos: 19 (4 no Brasileiro)

Gols: 1

Assistências: 1

Finalizações certas: 1

Lançamentos certos: 14

Cruzamentos certos: 1

Dribles certos: 1

Avaliação: Não acrescentou nada de diferente ao time, mas não comprometeu quando jogou. Pode ser útil até o fim de sua passagem, mas não deve se destacar.

O que esperar: A tendência é que o jogador siga sem muito espaço, até por conta de atuar em dois setores em que o Palmeiras está bem servido e a concorrência é bem alta. A tendência é que não siga no clube em 2022.

Joaquín Piquerez tem a mesma raça de Viña

piq - Cesar Greco - Cesar Greco
Joaquín Piquerez, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco

Reserva de Viña na seleção do Uruguai, veio justamente para substituir o compatriota. Ainda está se aclimatando, mas mostra ter qualidade e vem ganhando a confiança de Abel.

Jogos: 5 (4 no Brasileiro)

Gols: 0

Assistências: 0

Desarmes: 6

Interceptações: 1

Cruzamentos certos: 2

Dribles certos: 2

Avaliação: Mostrou ser uma melhor alternativa que Victor Luis e Renan.

O que esperar: Deve crescer à medida que se aclimatar. É menos técnico que Matias Viña, de quem é reserva no Uruguai, mas mostra a mesma garra do antigo titular e pode amadurecer.

Matheus Fernandes jogou quatro vezes desde deixar o Palmeiras

mf - Cesar Greco - Cesar Greco
Matheus Fernandes, volante do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco

Ex-jogador do Palmeiras, foi para o Barcelona (ESP) no início de 2020 e de lá seguiu emprestado ao Valladolid (ESP). Fez uma partida pelo Barça e apenas três pelo time da região de Castela. Ou seja: quatro jogos desde que saiu do Alviverde

Jogos: 0

Gols: 0

Assistências: 0

O que esperar: Quando deixou o Palmeiras, Matheus começava a ganhar espaço e mostrar bom desempenho, mesmo em um Palmeiras que era pura decadência na reta final do Brasileiro de 2019, com Felipão e Mano Menezes. Mas o tempo praticamente parado na Europa pode ter freado sua evolução. Está em condições de jogo já há um bom tempo, mas não vem sendo escalado.

CHAPECOENSE X PALMEIRAS

Motivo: Campeonato Brasileiro, 20ª rodada

Local e horário: Arena Condá, às 17h

Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr. (PR)

Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)

VAR: Adriano Milczvski (PR)

CHAPECOENSE: Keiller; Matheus Ribeiro, Kadu, Jordan e Busanello; Allan Santos, Anderson Leite, Denner e Mike; Perotti e Bruno Silva. Técnico: Pintado

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Luan, Gustavo Gómez e Jorge (Piquerez); Patrick de Paula, Felipe Melo (Danilo), Raphael Veiga e Dudu; Wesley e Luiz Adriano (Rony). Técnico: Abel Ferreira