PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Rodallega marca de bicicleta, mas Bahia empata com o Red Bull Bragantino

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

18/09/2021 22h55

Classificação e Jogos

O Bahia empatou o Red Bull Bragantino por 1 a 1 na noite de hoje (18) em partida válida pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador. O gol dos donos da casa foi marcado pelo colombiano Rodallega, de bicicleta, aos 16 do segundo tempo. Oito minutos depois, Ytalo empatou para os paulistas.

Com o resultado, a equipe baiana se afastou um pouco da zona do rebaixamento e agora ocupa a na 14ª posição, dois pontos distante do América-MG, que abre a degola. O Bragantino, por outro lado, somou 33 pontos e vai passar mais uma rodada fora do G-4 do torneio.

A próxima partida do Esquadrão de Aço será no domingo (26), às 16h, contra o Internacional, marcada para acontecer no Beira-Rio. No mesmo dia e horário o Red Bull Bragantino visita o Fluminense, no Maracanã.

Foi bem: Luan Candido bem posicionado

O lateral esquerdo Luan Cândido, que estava cotado para ser poupado pelo técnico Maurício Barbieri, foi o melhor em campo ao conseguir evitar quase todas as investidas do ataque do Bahia contra o gol de Cleiton, vencendo 7 de 10 duelos e interceptando duas bolas ao longo do jogo.

Foi mal: Óscar Ruiz sem pontaria

Óscar Ruiz não pecou muito na partida, se movimentou bem e deu alguns passes de perigo, mas não conseguiu acertar os cruzamentos pelo lado direito para Hugo Rodallega, evitando que o colombiano pudesse realizar algumas finalizações. Com a falta de pontaria, acabou substituído por Maycon Douglas na segunda etapa.

Gilberto perde espaço

Gilberto está perdendo espaço aos poucos para o colombiano Rodallega no time titular de Diego Dabove. Depois de entrar como titular na partida contra o Fortaleza e marcar quatro vezes, Rodallega fez parceria com Gilberto na partida seguinte, contra o Santos, mas na partida de hoje, o alagoano permaneceu no banco e só foi acionado nos últimos 10 minutos de jogo.

Jogo frenético e bola na trave

O início do jogo foi frenético na Fonte Nova com as duas equipes que possuem estilos de jogo agressivo parecidos, se lançando ao ataque e com direito a chute de Cuello no travessão do Bahia aos oito minutos da primeira etapa.

Bragantino sente ausências

Depois de um início de jogo com muitos ataques e contra ataques de ambas as equipes, o ritmo de jogo diminuiu na segunda metade da primeira etapa principalmente para a equipe do Bragantino, que não conseguia impor ofensividade, mostrando dificuldade em encaixar jogadas sem a presença de jogadores importantes como Weverton, Natan, Emiliano Martinez e Edimar, poupados para a Copa Sul-Americana.

Rodallega de bicicleta

O Bahia andou muito pelo lado direito do campo em jogadas parecidas com as que fizeram Rodallega marcar quatro vezes contra o Fortaleza, na 19ª rodada, e tanta insistência deu certo. Aos 16 minutos Nino Paraíba cruzou para área e Rodallega, no segundo pau, acertou uma bicicleta para abrir o placar.

Rodallega comemora gol marcado contra o RB Bragantino, pelo Brasileirão - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF
Rodallega comemora gol marcado contra o RB Bragantino, pelo Brasileirão
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Ytalo empata e vira artilheiro

Eric Ramires cruzou da direita para Cuello, que ajeitou para o meio para Ytalo dominar e finalizar com a esquerda para empatar a partida e marcar o oitavo dele no Brasileirão, empatando a artilharia do torneio com Gilberto (Bahia), Hulk (Atlético-MG), Bruno Henrique (Flamengo) e Edenílson (Internacional).

Jogadores do RB Bragantino comemoram gol de Ytatol, contra o Bahia - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF
Jogadores do RB Bragantino comemoram gol de Ytatol, contra o Bahia
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Mudanças no final

A igualdade no placar fez os técnicos acionar reforços para tentar sair com a vitória a todo custo. Barbieri colocou Weverton e Martínez, que em teoria seriam poupados para a próxima partida, e Dabove colocou Gilberto, Maycon Douglas e Rodriguinho. Apesar das mudanças no ataque, nenhuma das equipes conseguiu marcar e conquistar os três pontos.

Retorno à Fonte Nova

O jogo marcou o retorno da Arena Fonte Nova ao Campeonato Brasileiro. Em junho de 2020 o local mudou de função e passou a abrigar um hospital de campanha para combate à pandemia da covid-19 com capacidade para 200 leitos. O hospital começou a ser desativado há três semanas.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 1 x 1 Red Bull Bragantino

Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data e hora: 18/09/2021 (sábado), às 21h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de GO)
Var: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Cartões amarelos: Aderlan, Jadsom Silva, Cleiton, Gabriel Novaes (BGT) e Rodallega (BAH)
Gols: Rodallega (BAH), aos 16 minutos do segundo tempo e Ytalo (BGT), aos 24 minutos do segundo tempo.

Bahia: Mateus Claus, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Luiz Otávio, Juninho Capixaba; Lucas Araújo (Edson), Daniel (Gilberto), Mugni, Óscar Ruiz (Maycon Douglas), Rodallega (Rodriguinho) e Isnaldo (Luizão). Técnico: Diego Dabove.

Red Bull Bragantino: Cleiton, Aderlan (Weverton), Léo Ortiz, Natan, Luan Candido. Jadson (Weverson), Eric Ramires, Vitinho, Helinho, Ytalo e Cuello (Emiliano Martínez). Técnico: Maurício Barbieri.

Futebol