Topo

Paulinho aumenta expectativas no Bayer Leverkusen após bom Tóquio-2020

Desde que chegou ao Bayer Leverkusen, Paulinho só conseguiu atuar em 45 partidas - TF-Images/Getty Images
Desde que chegou ao Bayer Leverkusen, Paulinho só conseguiu atuar em 45 partidas Imagem: TF-Images/Getty Images

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/09/2021 04h00

O atacante Paulinho, de 21 anos, aumentou as expectativas do Bayer Leverkusen após conseguir fazer uma boa Olimpíada com a seleção brasileira — que conquistou o ouro em Tóquio-2020 após vencer a Espanha na final por 2 a 0. Revelado pelo Vasco, o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em julho do ano passado. Ficou dez meses parado e só voltou a jogar em maio deste ano.

Quem confirmou este aguardo pelo bom futebol do atacante foi Fernando Carro, diretor-executivo do clube alemão. Em entrevista coletiva, o dirigente espanhol afirmou que existe uma "confiança muito grande" no atleta e que, após o bom desempenho com a seleção olímpica, a expectativa subiu.

"Na temporada 2019/20, Paulinho começou bem, marcou dois gols antes da final da Copa da Alemanha, que jogamos contra o Bayern de Munique, e ficou lesionado por muito tempo. Ele jogou as Olimpíadas com o Brasil, conquistou a medalha de ouro", disse.

Fernando Carro, diretor executivo do Bayer Leverkusen  - Divulgação/Bayer Leverkusen - Divulgação/Bayer Leverkusen
Fernando Carro, diretor executivo do Bayer Leverkusen
Imagem: Divulgação/Bayer Leverkusen

"Quando contratamos ele em 2018, era visto como um dos jogadores jovens com maior talento e futuro, temos uma confiança muito grande nele, queremos que jogue muitas partidas com a gente, marque muitos gols e dê muitas assistências. A expectativa subiu, espero que ele tenha se recuperado da lesão dura que teve, e jogue muito bem", acrescentou.

O Bayer pagou cerca de 20 milhões de euros em 2018 (R$ 85 milhões na época), para tirar o jogador do Vasco. Com apenas 17 anos, o atleta chamou a atenção do time alemão após boas atuações no Cruzmaltino. Na temporada passada, sua quarta com a camisa do Bayer, Paulinho fez apenas um jogo devido à lesão —ao todo são 45 partidas, quatro gols e três assistências pelo clube.

Para a temporada 2021/22, o time alemão contratou o técnico Gerardo Seoane, ex-Young Boys-SUI. Em quatro jogos sob o comando do suíço, no Campeonato Alemão, Paulinho foi titular em todas elas e ajudou com uma assistência — ficou fora das estreias na Liga Europa e na Copa da Alemanha.

O jovem atacante é mais um dos brasileiros que tentam brilhar no Bayer Leverkusen. Exemplos positivos que passaram por lá foram o volante Emerson, os zagueiros Roque Júnior e Juan, além do meio-campista Zé Roberto. Fernando Carro disse que esse 'histórico' verde e amarelo no time alemão ajuda na hora de contratar jovens jogadores do país.

"Historicamente, o buscamos muito jogadores brasileiros. No caso de Paulinho, por exemplo, ele tinha diversas ofertas na mesa de clubes europeus, mas vários brasileiros tiveram experiências positivas aqui, e eles aconselham os mais jovens a virem para nosso clube. É como se fosse uma cadeia, os jogadores experientes falam sobre o que viveram aqui e outros acabam se interessando", revelou.

Em quatro rodadas disputadas no Campeonato Alemão, o Bayer tem sete pontos e está na sexta colocação — são duas vitórias, um empate e uma derrota. Em 2020/21, o clube ficou em sexto lugar e não alcançou a vaga para a Liga dos Campeões. O objetivo para esta temporada é conseguir retornar à principal competição europeia — já que o Bayern de Munique se mostra cada vez mais soberano no país.