Topo

Jornais internacionais repercutem estado de saúde de Pelé após volta à UTI

Pelé, Edson Arantes do Nascimento - Ricardo Saibun/Santos FC
Pelé, Edson Arantes do Nascimento Imagem: Ricardo Saibun/Santos FC

Do UOL, em São Paulo

17/09/2021 20h35

O estado de saúde de Pelé repercutiu em alguns jornais internacionais. Segundo o último boletim divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o ex-jogador passou por complicações respiratórias, precisou voltar à UTI, mas foi estabilizado e segue em tratamento na semi-intensiva. Segundo sua filha Kely Nascimento, seu pai apresenta boa recuperação.

Na Espanha, o 'Marca' enfatizou a melhora do ídolo brasileiro: "Pelé deixa a UTI após superar uma pequena recaída", mesma linha adotada pelo 'Mundo Deportivo': "Pelé está estável após breve instabilidade respiratória" e o 'AS': "Filha de Pelé diz que Pelé "está se recuperando bem".

Na França, o 'L'Equipe' e o 'RMC' falaram sobre a volta de Pelé para UTI após algumas complicações: "A lenda do futebol brasileiro Pelé voltou a uma unidade de terapia intensiva do hospital Albert Einstein."
Olé: Pelé voltou para a UTI

O jornal argentino 'Ole' também repercutiu a última atualização médica e se referiu ao brasileiro como Rei: "O Rei teve que ser readmitido em uma UTI. Sua filha explicou ser apenas um passo para trás e isso a tranquilizou."

Por fim, o 'A Bola' e o 'Record' de Portugal também falaram que a volta para a Unidade de Terapia Intensiva foi "por precaução".

O estado de saúde de Pelé:

Após receber alta da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein na terça-feira (14), Pelé, 80, passou por uma instabilidade respiratória e retornou hoje, três dias depois, à ala de tratamento intensivo. Mas o boletim médico divulgado pelo hospital nesta tarde explica que o ex-jogador apresentou melhoras e quadro estabilizado, passando agora por cuidados semi-intensivos.

"Edson Arantes do Nascimento apresentou breve instabilidade respiratória na madrugada de 17 de setembro, e como medida preventiva, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após estabilização do quadro, o paciente passou para cuidados semi-intensivos. Ele encontra-se, neste momento, estável do ponto de vista cardiovascular e respiratório, e segue em recuperação de pós-operatório abdominal", relatou o hospital.

Pelé está internado desde o dia 31 de agosto em São Paulo, e no último dia 4 passou por cirurgia para a retirada de um tumor no cólon direito. O material está sendo submetido a análise patológica.