PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Maracanã vê operação como positiva, mas indica ajustes na volta do público

Torcedores chegam ao Maracanã para o duelo entre Flamengo e Grêmio - Ricardo Borges/UOL
Torcedores chegam ao Maracanã para o duelo entre Flamengo e Grêmio Imagem: Ricardo Borges/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/09/2021 13h30

Em nota oficial publicada hoje (16), a administração do Maracanã fez um balanço do retorno do público ao estádio, que aconteceu na noite de ontem (15), no duelo entre Flamengo e Grêmio, pela Copa do Brasil. No informe, a gestão considerou o saldo da operação como positivo, mas "entende que ajustes são sempre necessários".

O Maracanã voltou a receber a torcida após 91 partidas. O jogo foi o primeiro do Rubro-Negro de três liberados pela Prefeitura do Rio de Janeiro como "eventos teste" — contava ainda com um novo duelo com o Grêmio, desta vez pelo Brasileiro, e com o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores.

Vale lembrar, porém, que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) derrubou liminar favorável ao Rubro-Negro e a partida deste domingo não terá público. O duelo pela Libertadores está mantido no escopo anterior, já que a decisão do STJD não envolve torneios organizados pela Conmebol.

O confronto de ontem poderia receber 24.783 torcedores, cerca de 35% da capacidade total do Maracanã, mas foram apenas 6.446 presentes, e 6.227 pagantes. Nos arredores do estádio, foi aplicado um forte controle quanto ao protocolo, mas, nas arquibancadas, houve desrespeito ao distanciamento social e torcedores sem o uso devido da máscara de proteção.

Veja nota do Maracanã:

"Após 91 partidas e um total de 554 dias sem a presença de público, o Maracanã recebeu na noite da última quarta-feira (15/09) mais de seis mil torcedores no jogo entre Flamengo e Grêmio. Essa reabertura com público só foi possível por conta de um planejamento que durou meses, envolveu uma grande operação com 1.700 profissionais (média de um funcionário para cada quatro torcedores) e pela parceria com a Prefeitura do Rio. A partida de ontem registrou um marco importante no cenário que vive o Brasil desde o início da pandemia da Covid-19.

O saldo da operação, que iniciou na véspera da partida, foi positivo, a começar pelo processo de comprovação da vacina e testagem prévia dos torcedores e profissionais. Os resultados dos exames foram enviados diretamente para controle sanitário no estádio num sistema automático, o que contribuiu para evitar aglomerações e longas filas de acesso às dependências do Maracanã. Portanto, na noite de reabertura do estádio com público, não houve registro de dificuldade na entrada, de retenções nos acessos internos e nem mesmo de reclamações por parte dos torcedores.

O Maracanã utilizou todo o seu potencial de ocupação - mesmo com um público reduzido - para testar o funcionamento da vida ativa do estádio. E, equipamentos que não eram utilizados há algum tempo, como banheiros, bares, escadas rolantes, e também a iluminação interna, funcionaram muito bem. Mas, a gestão do estádio entende que ajustes são sempre necessários para o aperfeiçoamento de toda e qualquer realização, mesmo em um balanço positivo, e comemorado com sucesso, como foi o de ontem".

Flamengo