PUBLICIDADE
Topo

Multiplataforma e global, PES vira eFootball por 'nova essência'

Imagem de Neymar e Messi no jogo eFootball 2022 - Divulgação/Konami
Imagem de Neymar e Messi no jogo eFootball 2022 Imagem: Divulgação/Konami

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/09/2021 04h00

A Konami, desenvolvedora japonesa de jogos e conhecida por produzir o PES (Pro Evolution Soccer), lançará no próximo dia 30 o jogo eFootball 2022 - que toma o lugar da antiga franquia conhecida por jogadores de videogame.

O diferencial do eFootball é que ele será um jogo gratuito, multiplataforma e disponível para todos - desde os sistemas Android e iOS até PS4/5 e Xbox One ou Series. Isso significa que todos poderão jogar uns contra os outros, independemente dao console.

Esse é um dos principais motivos que fizeram o jogo deixar de ser PES e ganhou uma nova nomenclatura. Em entrevista ao UOL Esporte, o porta-voz da Konami nas Américas, Robbye Ron, afirmou que a ideia é ter um nome global para o jogo, já que o PES era chamado de Winning Eleven no Japão.

"O time do Japão usava Winning Eleven há muitos anos, e nas Américas usávamos Pro Evolution Soccer. Nós queríamos ter um nome global, que pudéssemos usar em todos os lados. Como o jogo é multiplataforma e gratuito, vimos o momento exato para mudar o nome, ter uma nova essência. O eFootball não é uma sequência da saga do PES", disse.

"Queríamos que todo mundo tivesse a oportunidades de jogar nosso jogo. Vimos que a quantidade de players no jogo que criamos para o celular ficou constante ano após ano. Nós encontramos esse caminho, e foi muito importante. Queríamos uma plataforma que todos tivessem acesso e tivessem essa oportunidade", completou.

Nas últimas semanas, alguns trailers do eFootball 2022 foram vazados, e a comunidade dos esportes eletrônicos se incomodou com o visual de alguns jogadores, já que no PES esse era apontada como uma das vantagens do game sobre o Fifa. Questionado sobre isso, Robbye explicou que as versões do jogo que estão nos trailers são inferiores ao produto final que fica disponível no fim do mês.

"Em geral é um tema que estamos trabalhando [o feedback do público]. Ninguém ainda teve acesso ao jogo, por causa da pandemia não tivemos o presencial para testarem. Ninguém está sujeito a mudança, mas acredito que o jogo falará por si só. O eFootball será melhorado cada vez mais, não será lançado no dia 30 de setembro e vamos esquecê-lo. Vamos ter muitos conteúdos, muitas mudanças, os trailers que todos viram são as primeiras versões do jogo, hoje ele evoluiu", declarou.