Topo

Narrador e comentarista serão indiciados por injúria racial contra Celsinho

Celsinho foi vítima de comentários racistas feitos por Romes Xavier e Vinícius Silva - Marcos Zanutto/AGIF
Celsinho foi vítima de comentários racistas feitos por Romes Xavier e Vinícius Silva Imagem: Marcos Zanutto/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 09h28

O narrador Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva, ambos da Rádio Bandeirantes Goiânia, serão indiciados por injúria racial por comentários racistas contra o meia Celsinho, do Londrina, durante partida contra o Goiás, pela Série B, em 17 de julho.

O indiciamento foi resultado de inquérito instaurado pelo Geacri (Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), da Polícia Civil de Goiás. Segundo o delegado responsável, Joaquim Adorno, o inquérito será remetido ao Judiciário antes do prazo limite legal.

Se condenados, Xavier e Silva poderão cumprir penas de um a três anos de reclusão e multa. A pena pode ser agravada pelo crime ter sido cometido na presença de várias pessoas e/ou propagada em redes sociais, de acordo a polícia.

O episódio

O caso ocorreu aos 22 minutos do primeiro tempo, pouco depois de Celsinho ter recebido uma pancada no tornozelo esquerdo e ficado caído no gramado. Então, o narrador Romes Xavier disse que o atleta londrinense teve dificuldades para se levantar porque seu cabelo devia "pesar demais".

Na sequência, o comentarista Vinícius Silva afirmou que o cabelo do atleta parecia "mais uma bandeira de feijão" do que um "verdadeiro cabelo". "Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito", declarou.

Após a repercussão negativa, narrador e comentarista vieram a público para se retratar e pediram desculpas. Mais tarde, ambos foram afastados de suas funções pela direção do Feras do Esporte, equipe esportiva parceira das transmissões da Rádio Bandeirantes Goiânia.

Três casos de racismo contra Celsinho

Celsinho já foi vítima de racismo em outras duas vezes na atual edição da Série B, além do episódio em Goiânia. Contra o Remo, o atleta do Londrina também ouviu ofensas relacionadas ao seu cabelo pelo narrador da Rádio Clube do Pará. Em outra ocasião, o meia relatou que foi chamado de macaco por alguém que estava no camarote do estádio do Brusque.