Topo

São Paulo

São Paulo tem aproveitamento quase 50% maior com Rigoni e Benítez titulares

Emiliano Rigoni, durante a partida entre São Paulo e Fortaleza - Paulo Pinto/São Paulo FC
Emiliano Rigoni, durante a partida entre São Paulo e Fortaleza Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

14/09/2021 04h00

Rapidamente, o argentino Emiliano Rigoni se tornou um dos principais jogadores do São Paulo. Sua ausência e a do compatriota Martín Benítez entre os titulares na derrota para o Fluminense, no último domingo, foram novamente alvo de críticas, e os números ajudam a explicar: o Tricolor paulista tem aproveitamento melhor com a dupla argentina.

Rigoni estreou pelo clube do Morumbi na segunda rodada do Brasileirão, diante do Atlético-GO, no começo de maio. O argentino lidera a equipe em participações em gols dentro do período: foram 14, sendo nove gols e cinco assistências. Pablo é o líder na temporada com 17 participações, mas oito delas ocorreram no Paulistão — antes da chegada de Rigoni.

Desde quando Rigoni ficou à disposição, o São Paulo disputou 26 jogos e o técnico Hernán Crespo escalou a equipe sem ele nem Benítez entre os titulares por nove vezes. O Tricolor venceu três, empatou duas e saiu derrotado em quatro oportunidades, conquistando 11 de 27 pontos para um aproveitamento de 40%.

Quando o comandante compatriota da dupla optou por iniciar a partida com Rigoni e Benítez, o número salta. Foram sete jogos na temporada: três vitórias, três empates e somente uma derrota, somando 12 de 21 pontos e subindo o aproveitamento para 57%, quase metade a mais do que os 40% sem a dupla.

Um dos jogos em que os argentinos começaram no banco de reservas foi justamente contra o Fortaleza, adversário desta quarta-feira, em jogo decisivo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Naquela oportunidade, o Tricolor paulista saiu derrotado por 1 a 0 dentro do Morumbi.

Na partida de ida pelo torneio nacional, Rigoni e Benítez foram titulares e o atacante argentino marcou duas vezes para abrir vantagem para o São Paulo, mas o Tricolor cedeu o empate por 2 a 2. O duelo de volta ocorre nesta quarta-feira, no Castelão, às 21h30.

São Paulo