Topo

Adversário do São Paulo na quarta, Fortaleza não vence há mais de um mês

Tiago Volpi, durante a partida do São Paulo contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Tiago Volpi, durante a partida do São Paulo contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2021 04h00

Adversário do São Paulo na próxima quarta-feira (15), pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, o Fortaleza está há mais de um mês sem vencer uma partida. Desde o eletrizante triunfo sobre o Palmeiras por 3 a 2, em 7 de agosto, pela 15ª rodada do Brasileirão, o Leão do Pici jogou seis vezes: foram quatro empates e duas derrotas.

Em boa temporada, a equipe de Juan Pablo Vojvoda foi campeã estadual em maio e hoje ocupa o quarto lugar do Brasileirão, com 33 pontos, mas vive sua pior sequência em 2021.

Com a vitória no Allianz Parque no início do mês passado, o Leão foi a 30 pontos e terminou a rodada a quatro pontos do líder Atlético-MG. Mas, desde então, os resultados ruins afastaram o time do topo da tabela e permitiram que o Flamengo lhe ultrapassasse. Bragantino e Corinthians também se aproximaram.

No período, foram quatro empates consecutivos, contra Santos (em casa), Juventude (fora) e Cuiabá (em casa), pelo Brasileirão, e ante o próprio Tricolor Paulista, por 2 a 2, no confronto de ida pela Copa do Brasil, no Morumbi.

Com o desempenho já contestado pela sequência sem vencer, ainda viriam mais duas derrotas.

Primeiro, a ótima vitória por 4 a 2 do Bahia, na Fonte Nova, com quatro gols de Rodallega. Depois, no último domingo (12), Zaracho e Junior Alonso foram às redes e garantiram o 2 a 0 do Atlético-MG no Castelão.

Desafio do São Paulo é vencer um dos melhores mandantes do país

Para avançar às semifinais da Copa do Brasil sem precisar das disputas de pênalti, o São Paulo terá uma dura tarefa na capital cearense: vencer um dos melhores mandantes do país atualmente.

Na temporada, o Leão fez 27 partidas no Castelão e conquistou 17 vitórias, sete empates e três derrotas. Os únicos jogos perdidos em casa foram contra o Santa Cruz, na fase de grupos da Copa do Nordeste, e diante de Ceará e Atlético-MG, pelo Brasileirão.

Entre os times da Série A, somente o Galo tem melhor campanha em casa na temporada: venceu 18 jogos, empatou quatro e perdeu apenas dois.