Topo

Ajax terá que alterar uniforme inspirado em Bob Marley para Champions

Terceira camisa do Ajax na temporada 2021-22, homenagem do clube à música "Three Little Birds", de Bob Marley - Divulgação/Ajax
Terceira camisa do Ajax na temporada 2021-22, homenagem do clube à música "Three Little Birds", de Bob Marley Imagem: Divulgação/Ajax

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2021 11h58

Como terceiro uniforme da atual temporada, o Ajax e a Adidas - fornecedora de material esportivo da equipe - lançaram um uniforme inspirado na canção "Three Little Birds", de Bob Marley, que se tornou um grande sucesso de vendas imediatamente. No entanto, os pequenos pássaros devem sair da nova camisa do time holandês para a disputa da Liga dos Campeões da Europa.

De acordo com o site especializado em uniformes de futebol, FootyHeadlines, o símbolo não poderá ser usado em competições continentais por conta das regras da Uefa, instituição que comanda o futebol europeu.

No regulamento oficial de equipamentos (capítulo III - identificação dos times), a Uefa delineia quais símbolos podem ser usados pelos clubes e os três pequenos pássaros parecem não se encaixar em nenhuma das identificações determinadas.

Entre as identificações gráficas, a Uefa permite que os clubes usem: o próprio escudo, o mascote, o brasão do clube, a bandeira ou brasão do país e o brasão de armas ou bandeira da cidade ou região.

A Uefa ainda define que os clubes podem utilizar identificações em texto: nome do time ou do país, apelido do time, o slogan do time ou o ano de fundação do clube.

No último sábado (11), o Ajax estreou o novo uniforme na vitória sobre o Zwolle por 2 a 0, pelo Campeonato Holandês. Os três pássaros também não estiveram presentes no uniforme, mais como uma precaução para evitar punições. No entanto, a liga holandesa deve liberar os símbolos.

Liga dos Campeões

O Ajax está no Grupo C da Liga dos Campeões da Europa, ao lado de Besiktas (TUR), Sporting (POR) e Borussia Dortmund (ALE).

Os holandeses estreiam na competição continental na próxima quarta-feira (15), às 16h (de Brasília). O primeiro jogo é contra o Sporting, em Lisboa.