Topo

Santos

Sequência ruim leva Santos da 8ª posição à proximidade do Z4

Léo Baptistão, do Santos, marca Juninho Capixaba, do Bahia - Fernanda Luz/AGIF
Léo Baptistão, do Santos, marca Juninho Capixaba, do Bahia Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/09/2021 04h00

Sem vencer desde a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos caiu em um mês da oitava colocação para o 13º lugar, ficando dois pontos à frente do América-MG, 17º colocado com uma partida a menos. Foram seis jogos desde o empate com o Corinthians, em 8 de agosto, até o empate com o Bahia, na noite de ontem (11).

Os quatro pontos de 18 disputados, que representam 22% de aproveitamento, não somente afastaram o Peixe da disputa por vaga na próxima edição da Libertadores como o aproximaram dos últimos colocados, que tiveram melhores resultados nesse período.

Entre a 15ª e a 20ª rodada, o São Paulo fez dez pontos em quatro jogos. O América-MG conseguiu a mesma quantia em cinco, e o Grêmio garantiu seis pontos de 12 possíveis. Com seis partidas cada, Juventude e Chapecoense somaram seis pontos, contra cinco do Bahia.

Sport (3), Ceará (3) e Athletico (1) são as únicas equipes em todo o Brasileirão que pontuaram menos que o Alvinegro Praiano nas últimas seis rodadas. Porém, o Leão da Ilha e o Vozão ainda têm jogos a menos.

Entre os sete últimos colocados, quatro times ainda têm partidas a realizar para igualar as 20 do Peixe: São Paulo, América-MG, Grêmio e Sport. O Tricolor Paulista e o Coelho podem passar o time de Fábio Carille.

Queda livre santista

Depois da vitória sobre a Chapecoense, em 1º de agosto, foram quatro empates e duas derrotas em seis partidas. O aproveitamento de 22% no período aponta para uma média aproximada de um ponto a cada cinco disputados.

O primeiro jogo foi um empate por 0 a 0 com o Corinthians na Vila Belmiro. Os visitantes estiveram mais próximos de vencer a partida, mas tiveram um gol e um pênalti anulados pelo VAR.

Na partida seguinte - empate com o Fortaleza no Castelão -, mais uma vez o Peixe sofreu com o adversário, que teve dois gols anulados e um pênalti defendido por João Paulo no fim.

Um novo empate veio na rodada 17, quando o Peixe vencia o Internacional por 2 a 1 até os 42 minutos do segundo tempo, mas deixou a vitória escapar quando Yuri Alberto fechou a conta na Vila Belmiro.

Pela 18ª rodada, o Flamengo entrou no caminho do Santos e goleou o Peixe por 4 a 0 na Vila Belmiro, com três gols de Gabigol e um de Andreas Pereira. A derrota para o Cuiabá no jogo seguinte culminou na demissão do técnico Fernando Diniz, abrindo espaço à chegada de Fábio Carille três dias depois.

Depois do empate com o Bahia, o Santos pode cair à 15ª posição, caso o São Paulo vença o Fluminense hoje (12), no Maracanã.

Na próxima rodada, para quebrar a péssima sequência no Brasileirão, o Peixe visitará o Ceará, no Castelão, às 21h do sábado (18).

Antes disso, terá pela frente o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Athletico, na terça-feira (14). Na ida, o Furacão venceu por 1 a 0 em casa.

Santos