Topo

Inglês - 2021/2022

Liverpool vence Leeds em jogo com lesão feia e cola na ponta do Inglês

Jogadores do Liverpool comemoram gol marcado sobre o Leeds United, pelo Campeonato Inglês - Peter Powell / Reuters
Jogadores do Liverpool comemoram gol marcado sobre o Leeds United, pelo Campeonato Inglês Imagem: Peter Powell / Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/09/2021 14h28

Com os brasileiros Alisson e Fabinho em campo após polêmica entre CBF, Fifa e Campeonato Inglês, o Liverpool venceu o Leeds United fora de casa por 3 a 0 e colou na liderança do torneio europeu. O duelo foi realizado na tarde de hoje.

Os gols da partida, marcada por uma grave lesão envolvendo o meia-atacante Elliott, foram feitos por Salah - o seu centésimo na história do Inglês -, pelo próprio Fabinho e por Mané.

Com o resultado, o Liverpool chegou a 10 pontos na tabela, mesma pontuação e saldo de Manchester United e Chelsea - o time de Cristiano Ronaldo lidera por número de gols marcados.

O jogo

O Leeds não quis saber de contra-atacar nos primeiros minutos de jogo e impôs um forte ritmo de jogo na defesa do Liverpool. A primeira grande chance dos mandantes surgiu com o atacante Rodrigo, que recebeu de Raphinha e obrigou Alisson a trabalhar aos quatro minutos.

Após um ritmo forte do adversário, os visitantes neutralizaram e passaram a engatar boas jogadas, principalmente em cruzamentos.

E foi em uma inversão que o Liverpool abriu o placar: após boa troca de passes pelo meio, Matip acionou Alexander-Arnold pela direita. O lateral cruzou rasteiro para a área e encontrou Salah, que finalizou de primeira e marcou o seu 100° gol na história do Inglês.

Mohamed Salah, do Liverpool, comemora seu centésimo gol no Campeonato Inglês - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Mohamed Salah, do Liverpool, comemora seu centésimo gol no Campeonato Inglês
Imagem: Lee Smith/Reuters

O time de Jurgen Klopp ainda teve oportunidades de ampliar o placar no 1° tempo - e até chegou a balançar as redes com Thiago Alcântara, mas o lance foi anulado por impedimento.

O segundo gol, portanto, ficou para a etapa final. Logo aos quatro minutos, o brasileiro Fabinho aproveitou bate-rebate na grande área após escanteio e não deu chances a Meslier: 2 a 0.

Pouco tempo depois, um lance envolvendo o meia-atacante Elliot, joia do Liverpool, marcou de forma negativa a partida. O jovem de 18 anos recebeu da defesa e partiu em velocidade no contra-ataque, mas foi derrubado após um carrinho do zagueiro Struijk.

Harvey Elliott, joia do Liverpool, se machucou após entrada dura de Struijk - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Harvey Elliott, joia do Liverpool, se machucou após entrada dura de Struijk
Imagem: Lee Smith/Reuters

O jogador foi ao chão já com muitas dores na perna e gritando de dor - as câmeras de transmissão do torneio não mostraram o replay do lance. Astro do Liverpool, Mohamed Salah se desesperou ao ver a cena e fez a arbitragem paralisar a partida imediatamente.

Elliott foi retirado de campo rapidamente e deu lugar a Henderson. Strujik, por outro lado, recebeu cartão vermelho da arbitragem.

O Liverpool liquidou a partida já dentro dos oito minutos de acréscimo. Henderson lançou Thiago Alcântara da direita para a esquerda, e o meio-campista rolou para Mané. Com categoria, o atacante girou e deslocou o goleiro do Leeds: 3 a 0.