Topo

Internacional

Gustavo Maia muda perfil e cria "sombra" para Patrick no Inter

Gustavo Maia se prepara para estrear pelo Inter e pode mudar característica do setor - Ricardo Duarte/Inter
Gustavo Maia se prepara para estrear pelo Inter e pode mudar característica do setor Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/09/2021 04h00

Gustavo Maia começará sua trajetória pelo Internacional amanhã (13). O atacante de 20 anos foi emprestado pelo Barcelona e atuará no clube do Beira-Rio ao menos até o fim de 2022. Sua chegada muda o perfil de jogador de lado de campo e cria concorrência mais forte forte para Patrick.

Em sua apresentação, Gustavo disse que poderia atuar em qualquer um dos lados ou centralizado. Afirmou que até de lateral já foi utilizado. Mas sua função preferencial - seja na seleção brasileira de base, na formação no São Paulo ou mesmo no time B do Barcelona - é a ponta esquerda.

Por característica, o jovem é rápido, leve, ágil, gosta do drible e traz uma jogada bem específica. Usa o corte da ponta esquerda para o centro para chutar de direita. A conclusão de fora da área o acompanha na maioria dos jogos, seja com força ou de forma colocada.

As qualidades de Maia contrastam com as do titular desta região do campo. Patrick é o dono do lado esquerdo ofensivo e, ao contrário do novo concorrente, é canhoto. Também gosta da jogada individual, mas não tem na velocidade ou na conclusão de longe suas principais capacidades. O Pantera Negra gosta de ir até a linha de fundo para buscar o cruzamento, ganha seus lances com uso do porte físico e da força e prefere tramar em jogadas curtas do que receber em profundidade.

Patrick não vem bem. A temporada 2021 não tem sido a melhor do jogador, que terminou o último Campeonato Brasileiro como um dos principais destaques do Inter. Seja com Miguel Ángel Ramírez ou Diego Aguirre, tem oscilado em suas atuações e convive com bons jogos e jornadas apagadas na mesma medida.

Gustavo Maia é, ainda, diferente dos demais postulantes a atuar pelos lados. Palacios é um jogador que procura a assistência e não costuma concluir. Além disso, tem atuado mais pela direita e cresce jogando centralizado. O mesmo vale para Mauricio, que é originalmente meia e não se dá tão bem quando é deslocado. Talvez quem mais semelhanças carregue com ele em característica é Caio Vidal, que tem recebido menos chances atualmente.

A tendência não aponta para troca de titular imediatamente. Ainda que Patrick precise estabilizar suas atuações, o técnico Diego Aguirre disse em sua última entrevista coletiva que dará segurança e confiança para que isso aconteça. Maia treinou com o elenco aproximadamente uma semana e deve aguardar a chance de provar sua qualidade ao longo dos jogos.

O Inter encara o Sport amanhã (13), na Ilha do Retiro. O jogo vale pela 20ª rodada do Brasileirão.

Internacional