Topo

Brasileirão - 2021

Grêmio bate o Ceará, frustra estreia de Tiago Nunes e segue luta contra Z-4

Gols de Grêmio 2 x 0 Ceará

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/09/2021 12h58

O Grêmio respirou. Hoje (12), venceu o Ceará por 2 a 0, na Arena, pela 20ª rodada do Brasileirão. O resultado não tirou o time gaúcho da zona de rebaixamento, mas manteve os concorrentes na mira. Os gols foram marcados por Diego Souza e Ferreira.

Com 19 pontos, os comandados de Felipão estão três pontos atrás dos primeiros fora da zona de rebaixamento, e ocupam o 18º lugar na classificação ao menos até amanhã (13), quando o Sport enfrenta o Inter.

Já o Ceará foi derrotado no primeiro jogo sob comando de Tiago Nunes e fica em 11º, com 24 pontos.

Na quarta-feira, o Tricolor tem compromisso com o Flamengo pela Copa do Brasil. Já o Vozão só joga no próximo sábado, contra o Santos.

Foi bem: Diego Souza marca de novo

Diego Souza deixou de ser titular absoluto do Grêmio com a chegada de Borja, mas segue marcando seus gols. Foi ele quem abriu o placar, de cabeça, já na reta final do primeiro tempo, deixando o Tricolor mais perto da vitória.

Grêmio 1 x 0 Ceará - Diego Souza

Foi mal: Fabinho dá espaço

O volante Fabinho, do Ceará, participou dos dois gols do Grêmio. Não retomou nem tirou espaço de Alisson, que cruzou para o gol de Diego Souza. E também foi driblado por Ferreira no lance do segundo gol.

Grêmio 2 x 0 Ceará - Ferreirinha

Tiago Nunes estreia contra antigo clube

Tiago Nunes fez sua estreia pelo Ceará exatamente contra seu antigo clube. Foi ele quem substituiu Renato Gaúcho no Grêmio, conquistou o Campeonato Gaúcho, mas não teve sucesso na arrancada do Brasileiro. Foram 16 jogos no comando do Tricolor, com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

"Quis o destino que a estreia fosse contra o Grêmio. Tenho o máximo respeito pelas cores do clube e os atletas com os quais convivi. Hoje eu defendo o Ceará e vou dar tudo para conquistar o resultado", disse minutos antes da partida.

O jogo do Grêmio: O caminho é a ponta

O Grêmio não teve controle absoluto do jogo, mas conseguiu, dentro de sua proposta, superar o Ceará durante a maior parte do tempo. Após 10 minutos de instabilidade, o time de Felipão passou a utilizar os caminhos que escolheu para construir: os lados. Com Ferreira pela esquerda e Jhonata Robert pela direita, auxiliados por Alisson, que se apresentava pelos dois lados, o time gaúcho passou a frequentar as cercanias da área. Os gols saíram no fim do primeiro tempo, e em cinco minutos encaminharam o resultado.

O jogo do Ceará: Insistência pelo meio e erros de passe

O Ceará insistiu muito pelo meio. E como o centro do campo é naturalmente congestionado, muitos erros de passe aconteceram. Foram vários momentos em que uma construção ofensiva poderia ocorrer, mas a falha em achar um companheiro melhor posicionado brecou o time de Tiago Nunes. Vina, Jael, Sobral, apostas do treinador, não tiveram atuações de destaque, e Mendoza, o mais acionado, também criou pouco.

Organizadas punidas

Punidas pelo protesto violento do início do mês, as organizadas do Grêmio não puderam expor suas faixas na Arena durante o jogo de hoje. O clube afastou os envolvidos que foram identificados.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CEARÁ
Data
: 12/09/2021 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral
Gols: Diego Souza, do Grêmio, aos 42 minutos do primeiro tempo; Ferreira, do Grêmio, aos 45 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Cortez); Lucas Silva, Thiago Santos e Alisson (Everton); Jhonata Robert (Villasanti), Diego Souza (Borja) e Ferreira (Léo Pereira).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CEARÁ
Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral (Marlon), Vina (Yony González) e Lima (Rick); Mendoza (Erick) e Jael (Cléber).
Técnico: Tiago Nunes