PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio fecha acordo com "clube-satélite" e cria Gre-Nal da base em Pelotas

Divulgação/SC Internacional
Imagem: Divulgação/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/09/2021 04h00

O Grêmio aumentou a rede de captação de jovens em busca de novos jogadores. O clube assinou contrato com o Farroupilha, de Pelotas, que passa a integrar a lista de times que garimpam atletas. O acordo também tem um quê de estratégico na região, que viu a parceria entre Inter e Progresso se consolidar nos últimos anos e revelar nomes como Rodrigo Dourado e Taison.

A parceria estava acertada há semanas, mas o contrato foi assinado na quinta-feira (9), em Pelotas.

O Grêmio Atlético Farroupilha vai buscar atletas que possam atuar nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Os clubes assinaram acordo de parceria. A ideia gremista é ampliar a captação de jovens na região sul do Rio Grande do Sul.

O clube de Porto Alegre vai ceder materiais e estrutura ao novo parceiro. O garimpo será em um raio de até 200 quilômetros da cidade de Pelotas.

Pelotas tem outro clube que serve de núcleo de captação há três décadas. O Progresso Futebol Clube, que possui parceria com o Internacional e já levou vários jogadores ao Beira-Rio. Emerson, ex-volante da seleção brasileira, é um dos cases que fez o caminho oposto e parou no Grêmio. Mas nos últimos anos o acordo com o Colorado é forte. A lista de talentos que fizeram o caminho Progresso-Inter tem Daniel Carvalho, Josimar, Taison, Rodrigo Dourado e Heitor como destaques.

O Grêmio soma 15 núcleos de captação espalhados pelo Brasil. O clube gaúcho também negocia, conforme mostrou a coluna De Primeira, para ter uma espécie de clube-satélite no Uruguai. O formato da parceria ainda é discutido internamente.

Em 2021, o Grêmio inaugurou novos prédios no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O clube investiu em alojamento, academia e setor de saúde, áreas de segurança, além de reformas no estádio que recebe partidas das categorias de base.

Futebol