Topo

Seleção espera ter nomes da Inglaterra já em outubro em desafio para Tite

Jogadores da seleção brasileira se abraçam durante jogo contra o Peru pelas Eliminatórias; time de outubro deve ser diferente - Lucas Figueiredo/CBF
Jogadores da seleção brasileira se abraçam durante jogo contra o Peru pelas Eliminatórias; time de outubro deve ser diferente Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Recife

10/09/2021 04h00

A folga será curta: apenas uma semana depois de vencer o Peru e manter sua campanha com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, a seleção brasileira já agenda para o dia 17 de setembro, sexta-feira, sua próxima convocação com foco nos três jogos de outubro. De acordo com a recomendação atual da CBF, Tite estará liberado para listar os jogadores que atuam na Inglaterra.

O técnico precisou fazer 12 cortes na lista deste mês, sendo nove de quem atua na Premier League. Os jogadores não foram liberados por motivos sanitários, e o assunto ainda rende polêmica: a Fifa foi acionada pelos dirigentes da seleção para punir os clubes, que teoricamente seriam obrigados a ceder seus atletas.

A CBF realmente comprou a briga, irá em frente e planeja ter os "ingleses" nos jogos de outubro com respaldo da Fifa. Assim, nomes como Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fred, Fabinho, Richarlison, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Raphinha poderiam voltar a ser convocados, além de Claudinho e Malcom, que foram vetados pelos times da Rússia por motivos parecidos.

O 12º cortado foi o volante Matheus Nunes, mas aí há um motivo mais delicado: ele tende à ideia de defender a seleção de Portugal, país onde mora desde os 14 anos, deixando a do Brasil de lado.

Tite - Pedro Vilela/Getty Images - Pedro Vilela/Getty Images
Tite convocou cinco estreantes para repor os vetos na convocação de setembro
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Além desta polêmica de bastidores à vista, a possível convocação dos jogadores que atuam na Inglaterra e na Rússia tem o potencial de criar desafios para Tite. No meio-campo que teve Fred como titular durante a Copa América, Gérson teve bom desempenho contra o Peru.

Já no ataque, a seleção se reorganizou com Everton Ribeiro e Lucas Paquetá como pontas que puxam dos lados para o centro do campo, com Gabigol e Neymar como dupla de ataque num 4-4-2 sem bola que vira 4-2-4 com a posse. Everton Ribeiro, por exemplo, fez gols nos dois jogos que o time disputou e subiu na avaliação da comissão técnica. Ele é um dos candidatos a deixar o time caso nomes como Richarlison e Gabriel Jesus retornem às convocações com o status de sempre.

Tite já disse ontem que o fato de os jogadores terem aproveitado as chances diante de tantos desfalques vai gerar mais dificuldade nas escolhas das próximas convocações: "Dor de cabeça, muita. Não dormir direito procurando ser justo. Não só eu, todos eles [comissão técnica]. Faz parte do nosso trabalho ser muito criterioso."

A convocação da semana que vem servirá para os jogos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai nos dias 7 (quinta-feira), 10 (domingo) e 14 (quinta-feira) de outubro. Só um destes compromissos será como mandante - o último, marcado para a Arena da Amazônia com previsão de público.

O Brasil lidera as Eliminatórias com 100% de aproveitamento em oito jogos disputados, uma campanha inédita na história da competição.