Topo

Conmebol rejeita Copa do Mundo a cada dois anos: 'Altamente inviável'

Ideia da Fifa é realizar o maior torneio do futebol a cada dois anos, e não mais a cada quatro anos - Matthias Hangst/Getty Images
Ideia da Fifa é realizar o maior torneio do futebol a cada dois anos, e não mais a cada quatro anos Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/09/2021 13h07

A Conmebol emitiu, na tarde de hoje, uma carta em que mostrou discordar da realização da Copa do Mundo a cada dois anos, ideia defendida pela atual diretoria da Fifa - no sistema atual, o torneio é disputado a cada quatro anos.

O pensamento da entidade sul-americana é semelhante ao que foi adotado pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, que divulgou um texto rechaçando a iniciativa nos últimos dias.

No comunicado, a Conmebol disse que a novidade "pode distorcer a competição de futebol mais importante do planeta, rebaixando sua qualidade e prejudicando seu caráter exclusivo e seus atuais padrões exigentes". Ela também abordou o tempo de preparação como fundamental para garantir a "excelência no campo do jogo".

Além disto, os sul-americanos citaram o calendário apertado do futebol como outro entrave para que a iniciativa seja adotada.

"Uma Copa do Mundo a cada dois anos representaria uma sobrecarga praticamente impossível de administrar no calendário de competições internacionais. Nas condições atuais, já é complexo harmonizar datas, horários, logística, preparação adequada de equipamentos e outros compromissos. A situação seria extremamente difícil com a mudança proposta. Pode até colocar em risco a qualidade de outros torneios, tanto de clubes como nacionais."

Por fim, a entidade considerou "altamente inviável" a proposta de dobrar a periodicidade do torneio mundial e ratificou o seu "apoio" ao modelo atual.