Topo

Corinthians

Primeiro teste do Corinthians com Giuliano e Renato não sai como o esperado

Giuliano e Renato Augusto em treino do Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Giuliano e Renato Augusto em treino do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 04h00

As contratações de Giuliano e Renato Augusto pela diretoria do Corinthians causaram uma enorme expectativa da torcida para vê-los juntos em campo. Na primeira oportunidade da dupla como titular com o técnico Sylvinho, a parceria não saiu conforme o esperado. No jogo contra o Juventude, os meias do Timão acabaram presos na marcação adversária e perderam a posse de bola em 23 oportunidades durante o confronto.

Depois de semanas trabalhando para readquirir a forma física, o camisa 8 conseguiu o posto de titular pela primeira vez desde o seu retorno ao Corinthians. Ciente das características de jogo do meia com passagem pela seleção, o time gaúcho montou uma marcação especial contra o jogador e não deu espaço para o reforço do Alvinegro organizar a equipe.

Quando não encontrava opção de passe pelas beiradas de campo, Renato Augusto era derrubado ou desarmado. Situação parecida aconteceu com Giuliano ao longo da partida, também bem marcado pelo sistema defensivo do Juventude. Somados, os camisa 8 e 11 perderam 23 vezes a posse de bola, o que corresponde a praticamente 1/5 do número registrado por toda a equipe do Corinthians.

A consequência direta da marcação nos articuladores do Corinthians foi o domínio gaúcho durante os primeiros 70 minutos do confronto. Ao todo, o Alvinegro acertou o gol adversário em apenas duas oportunidades. No mais, errou o alvo nas finalizações ou foi bloqueado no momento do chute.

Outro número que chama a atenção nas estatísticas do confronto está na quantidade de ataques do time visitante: 21. O Timão, que conseguiu o gol de empate em uma bola parada já nos minutos finais da partida, encaixou apenas seis ataques em cima da defesa do Juventude — mais da metade na etapa final do segundo tempo da partida.

Atuando apenas com Gabriel como homem de contenção no meio de campo, Sylvinho trabalha para encontrar maneiras de equilibrar o time e não deixar Renato Augusto e Giuliano tão expostos à marcação adversária. Uma das alternativas do treinador é dar mais mobilidade pelos lados do campo, aproximando Jô dos pontas nas jogadas de triangulação.

O próximo compromisso do Corinthians na temporada é contra o Atlético-GO, em Goiânia, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece no próximo domingo (12) e deve marcar a reestreia de Willian com a camisa do clube do Parque São Jorge.

Corinthians