Topo

Viajou? Desligou? Veja o que rolou no esporte durante o feriadão

Messi e Neymar durante a paralisação de Brasil x Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo - REUTERS
Messi e Neymar durante a paralisação de Brasil x Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 04h00

Se você se desligou dos acontecimentos do esporte durante esse feriado prolongado de 7 de setembro, não tem problema: aqui a gente faz um resumo de tudo de mais importante que rolou entre sábado e terça-feira. Tem treinador demitido, jogo cancelado, rodada do Brasileirão e das Eliminatórias...

Brasil faz sua melhor Paralimpíada

ouro goalball - ALE CABRAL/CPB - ALE CABRAL/CPB
Seleção brasileira conquista ouro inédito no goalball
Imagem: ALE CABRAL/CPB

Com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, o Brasil fez a melhor campanha de sua história na Paralimpíada, superando o antigo recorde por uma medalha dourada. O país ficou em sétimo lugar no geral; a primeira colocação foi da China, com 96 medalhas de ouro. A Paralimpíada de Tóquio teve sua cerimônia de encerramento no domingo (5).

Anvisa invade campo, e Brasil x Argentina é cancelado

Anvisa invade - Alexandre Schneider/Getty Images - Alexandre Schneider/Getty Images
Agentes da Anvisa interrompem partida entre Brasil e Argentina
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Agentes da Anvisa entraram no gramado da Neo Química Arena e interromperam o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa, no domingo. O intuito foi impedir que quatro jogadores argentinos que vieram da Inglaterra e não cumpriram quarentena disputassem a partida. Diante da intervenção com a bola rolando, a seleção argentina deixou o campo e foi para o vestiário. O jogo foi cancelado, e ainda não foi definido se será remarcado.

Santos perde e Diniz é demitido

diniz - Gil Gomes/AGIF - Gil Gomes/AGIF
Fernando Diniz durante jogo entre Cuiabá e Santos no Brasileirão
Imagem: Gil Gomes/AGIF

O Santos anunciou no domingo, via nota oficial, a demissão de Fernando Diniz do cargo de treinador. O técnico foi avisado da decisão ainda em Cuiabá, cidade em que o Peixe foi derrotado pelo time local por 2 a 1 na noite de sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Fábio Carille tem negociação avançada para assumir o Peixe.

Verstappen vence em casa e volta a ser líder

verstappen - Reprodução/F1TV - Reprodução/F1TV
Verstappen comemora sua vitória no GP da Holanda
Imagem: Reprodução/F1TV

Correndo em casa, Max Verstappen liderou o GP da Holanda de ponta a ponta na manhã de domingo, nunca foi muito ameaçado e venceu para recuperar a liderança no Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Lewis Hamilton foi o segundo, seguido pelo companheiro de Mercedes Valtteri Bottas. Mas depois de tantas corridas emocionantes (ou polêmicas), o Grande Prêmio de Zandvoort foi menos emocionante.

Brasil campeão (de novo) no vôlei

volei - Divulgação/CBV - Divulgação/CBV
Jogadores da seleção brasileira de vôlei comemoram ponto contra a Argentina na final do Sul-Americano
Imagem: Divulgação/CBV

Na manhã de domingo, o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 1 — parciais de 25/17, 24/26, 25/18 e 25/18 — e conquistou o título do Sul-Americano de vôlei masculino. Com essa conquista, a seleção manteve a escrita de vencer todos os campeonatos continentais que disputou, com 33 títulos em 33 participações.

Vasco perde e segue em crise na B

vasco x avaí - R.Pierre/AGIF - R.Pierre/AGIF
Cano, do Vasco, e Bruno Silva, do Avaí, disputam a bola em jogo na Ressacada, na Série B do Brasileiro
Imagem: R.Pierre/AGIF

O Vasco parece estar em uma crise sem fim na Série B do Campeonato Brasileiro. Em casa, perdeu para o Avaí por 3 a 1 na segunda-feira. O acesso à elite do futebol parece cada vez mais longe: o time carioca permanece com 32 pontos, na nona colocação.

Roger Guedes estreia com golaço no Corinthians

Roger Guedes - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Roger Guedes celebra gol de falta pelo Corinthians contra o Juventude no Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Em sua estreia pelo Corinthians, Roger Guedes salvou o time de uma derrota para o Juventude ao marcar um golaço de falta já no fim da partida, garantindo o 1 a 1 na Neo Química Arena. O Timão teve ainda o primeiro jogo como titular de Renato Augusto, que acabou substituído por Luan no segundo tempo.

Jogador do Liverpool fica preso na Guiné após golpe de Estado

Keita - Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images - Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images
Naby Keita, meio-campista do Liverpool
Imagem: Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images

Na terça-feira, Naby Keita, meio-campista do Liverpool, ainda não havia conseguido deixar sua terra natal, a Guiné, após seu país sofrer um golpe de Estado. O jogador participaria da partida contra o Marrocos, pelas Eliminatórias da Copa. Era para o jogo ter acontecido no domingo, mas foi cancelado por causa do golpe militar. Embora os atletas estejam seguros, nem todos conseguiram deixar o local.

Final do Brasileirão feminino terá Corinthians x Palmeiras

corinthians feminino - Flickr/CBF - Flickr/CBF
Jogadoras do Corinthians comemoram gol contra a Ferroviária
Imagem: Flickr/CBF

Corinthians e Palmeiras se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro feminino de futebol no domingo e vão protagonizar um clássico paulista na decisão. As alvinegras superaram a Ferroviária na semifinal, enquanto as alviverdes derrotaram o Internacional. As datas das finais ainda não foram divulgadas.

Segundo melhor tempo do Brasil nos 100 m

Erik Felipe Cardoso - Wagner Carmo/CBAt - Wagner Carmo/CBAt
Erik Felipe Cardoso, velocista brasileiro, durante o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23
Imagem: Wagner Carmo/CBAt

O atleta Erik Felipe Cardoso correu 100 metros em 10s01 e venceu a prova da categoria no sábado, pelo Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23. Com esse tempo, ele conquistou a segunda melhor marca da América do Sul na história. Robson Caetano detém recorde sul-americano desde 1988, quando cravou 10 segundos na distância.