Topo

Cauteloso, Flamengo analisa cenários e debate avanços por David Luiz

David Luiz deixou o Arsenal, da Inglaterra, recentemente - REUTERS/Eddie Keogh
David Luiz deixou o Arsenal, da Inglaterra, recentemente Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/09/2021 04h00

O Flamengo ainda é cauteloso, mas, aos poucos, busca avanços em torno do nome do zagueiro David Luiz. O clube analisa a situação do jogador e pondera também questões financeiras para entender quais possibilidades podem ser colocadas à mesa em uma proposta. Livre no mercado desde a saída do Arsenal, da Inglaterra, o atleta é desejo da torcida, que vem movimentando as redes sociais em prol da contratação.

O Rubro-Negro monitora David Luiz há algum tempo, mas, com "gelo no sangue" (método de negociação batizado pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz). Aguardava as movimentações na janela, uma vez que o zagueiro tinha contatos de alguns clubes europeus, como o Benfica, de Portugal, em que teve passagem marcante. Porém, sem um denominador comum com clubes do Velho Continente, o Fla acha que a tratativa pode ganhar força.

Há, porém, pontos que podem trazer dificuldades. Os mais recentes vencimentos de David Luiz superam a realidade financeira do clube e as partes teriam de encontrar uma forma de alinhar expectativas. Internamente, a cúpula iniciou debates em reuniões que também tiveram como pauta o orçamento para 2022 (informação publicada, primeiramente, pelo "ge" e confirmada pelo UOL Esporte). Após este passo, uma proposta poderá ser oficializada.

No fim do mês passado, período em que muitos clubes europeus ainda faziam definições para a próxima temporada, Marcos Braz foi questionado sobre David Luiz e classificou um acerto como "pouco provável". Por outro lado, na mesma ocasião, ressaltou que, após o fechamento da janela, o Fla não poderia contratar jogadores com contrato em vigência, o que, vale lembrar, não é o caso.

Nas redes sociais, a torcida do Flamengo vem se mexendo há algumas semanas pela contratação. A hashtag "David Luiz no Mengão" foi destaque em ação que se repetiu em mais de uma oportunidade. Uma prova de que o desejo da arquibancada não é novo é que, em junho, Regina, mãe do jogador, entrou na onda e compartilhou uma montagem do filho com a camisa do Rubro-Negro, e uma enquete com a pergunta: "E aí, nação? David Luiz vem?" — a publicação original era da página do Instagram Redação Ninho.

Nesta janela de transferências, o clube da Gávea já anunciou o meia Andreas Pereira, que estava no Manchester United, da Inglaterra, e Kenedy, que estava no Chelsea, do mesmo país. A diretoria ainda está no mercado e tenta acelerar alguns processos para cumprir os trâmites e prazos de inscrições nas competições. Um reforço para a zaga é um dos alvos. Lyanco, do Torino, e Robson Bambu, do Nice, chegaram a estar no radar, mas os negócios foram considerados improváveis.