Topo

Eliminatórias Europeias

Eliminatórias: Depay dá show, faz três, e Holanda goleia Turquia por 6 a 1

Memphis Depay comemora gol da Holanda contra a Turquia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 - REUTERS
Memphis Depay comemora gol da Holanda contra a Turquia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 Imagem: REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/09/2021 17h42

Classificação e Jogos

Jogando em casa, a Holanda enfrentou a Turquia, em duelo que valia a liderança do Grupo G das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, e venceu com tranquilidade por 6 a 1. Dominantes desde o início do jogo, os holandeses contaram com mais uma boa atuação de Memphis Depay, que deu uma assistência e marcou um hat-trick, para garantir o triunfo e a primeira colocação para sua seleção.

Logo no primeiro minuto de jogo, Klaassen aproveitou passe de Depay e abriu o placar. Aos 16 minutos, o presente foi devolvido e Depay marcou seu primeiro gol no jogo. De pênalti, o atacante do Barcelona fez 3 a 0 aos 38.

No segundo tempo, os gols continuaram: Depay, de cabeça, fez seu terceiro no jogo, aos 9. Aos 34, Til aumentou a contagem. Donyell Malen fez o sexto gol da Holanda aos 45, e Under fez o gol de honra para os visitantes aos 47.

Os três gols de Memphis Depay colocaram o jogador entre os dez maiores artilheiros da história da seleção holandesa - o oitavo, ao lado de Cruyff e Lenstra -, com 33 gols.

Com a vitória, a Holanda chegou a 13 pontos após seis rodadas e assumiu o primeiro lugar da chave, ultrapassando justamente a Turquia. Os turcos, com 11 pontos, caíram para a terceira posição, já que também foram ultrapassados pela Noruega, que venceu Gibraltar hoje e alcançou a mesma pontuação da Holanda, perdendo nos critérios de desempate.

A Holanda volta a campo apenas no dia 8 de outubro (sexta-feira), quando visita a Letônia. O jogo está marcado para 15h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, a Turquia tenta se recuperar em casa, em confronto direto pela vice-liderança com a Noruega.

O jogo

Os donos da casa começaram em alta velocidade, buscando impor seu ritmo desde o primeiro momento - e foram bem-sucedidos. Com um minuto de jogo, Klaassen recebeu dentro da área e tocou de letra para Depay, que devolveu de primeira para o companheiro tirar do goleiro com um toque de chapa, rente à trave: 1 a 0.

Aos 12 minutos, Steven Bergwijn, livre dentro da área, finalizou em direção ao gol, mas foi travado pela defesa turca.

A Holanda voltou a balançar as redes aos 16 minutos com a dupla Klaassen-Depay funcionando de novo. Desta vez, Depay tocou por elevação para Klaassen, que devolveu de costas, também no alto, colocando o companheiro na cara do gol. O atacante do Barcelona teve tranquilidade para finalizar com curva e superar o goleiro Çakir.

A Holanda aumentou a vantagem antes do intervalo. Aos 36 minutos, Bergwijn fez boa jogada e tocou para Klaassen invadir a área. O jogador do Ajax foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Memphis Depay foi para a cobrança, e bateu de cavadinha, no meio do gol para fazer seu segundo no jogo.

Sem tirar o pé do acelerador no início do segundo tempo, a Holanda logo transformou o placar em goleada. Aos nove minutos, Bergwijn cruzou na segunda trave e Berghuis cabeceou para o meio. Memphis Depay, sempre ele, chegou com velocidade e completou, também de cabeça, para fazer o seu terceiro na partida. 4 a 0.

Dominando a posse de bola, a Holanda não parou de criar chances e o quinto gol parecia só uma questão de tempo - e era. Aos 34 minutos do segundo tempo, Guus Til foi lançado, tirou o zagueiro da jogada e bateu no canto para fazer o quinto.

Aproveitando a goleada, o técnico Louis Van Gaal deu chances para os reservas holandeses. Mesmo assim, a equipe continuou em cima e perdeu boas chances com Til, Rensch, Gravenberch e com o próprio Memphis Depay, que quase fez mais um de fora da área.

Ainda teve tempo para emoção no fim da partida. Aos 45 minutos, Rensch fez boa jogada pelo lado direito do ataque holandês e rolou para Donyell Malen, que bateu rasteiro e fez o sexto da Holanda.

Quando tudo parecia definido, o goleiro Bijlow - que pouco trabalhou no jogo - se complicou na saída de bola e tocou curto para Van Dijk. O zagueiro do Liverpool também vacilou e perdeu a bola, que sobrou para Under. Sem ninguém no caminho, ele só empurrou para as redes, marcando o gol de honra dos visitantes e fechando o placar: 6 a 1.