Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Brasil x Argentina: polícia foi barrada no vestiário antes de suspensão

Agentes da Anvisa interrompem partida entre Brasil e Argentina - Alexandre Schneider/Getty Images
Agentes da Anvisa interrompem partida entre Brasil e Argentina Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

05/09/2021 19h57

A suspensão de Brasil x Argentina depois de seis minutos jogados no primeiro tempo teve momentos de tensão e até discussões nos bastidores da Neo Química Arena, em São Paulo, envolvendo pessoal da CBF, jornalistas, funcionários da organização e policiais.

As primeiras impressões de anormalidade depois da chegada da delegação argentina à Neo Química Arena ocorreram cerca de 15h30, quando um policial federal e um agente da Vigilância Sanitária chegaram ao estádio e se dirigiram ao portão de acesso das delegações no primeiro andar do local. Em seguida, à porta do vestiário da Argentina para dar o aviso de que os quatro jogadores seriam proibidos de entrar em campo.

A ordem não foi cumprida, a partida começou e isso deu origem a toda a confusão. Após a invasão de gramado e interrupção do jogo, homens da Tropa de Choque e da Polícia Militar também se dirigiram à porta do vestiário, mas os argentinos resistiram e não permitiram a entrada de todas as pessoas que solicitaram acesso, mesmo autoridades.

Uma hora depois, aproximadamente, comissão técnica da Argentina que estava no nono andar da Arena e outros funcionários de estafe desceram ao primeiro andar notificados de que a delegação iria embora. Jornalistas que acompanhavam as movimentações foram retirados da área com impetuosidade e até palavrões por parte da gerência de comunicação da CBF e outros representantes da entidade. O local tinha acesso autorizado até então.

A distância do local de saída das delegações atrapalhou o fluxo de informações a partir de então. A seleção brasileira decidiu fazer um treinamento no gramado da Neo Química Arena, enquanto os argentinos seguiram no vestiário negociando de que forma se daria o retorno, já que havia possibilidade de os quatro jogadores que violaram regras sanitárias serem detidos. A saída dos ônibus em direção ao Aeroporto de Guarulhos se deu mais de duas horas depois da suspensão do jogo.