Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Argentinos que vieram da Inglaterra vão para jogo; três serão titulares

Lo Celso (D), um dos que vieram da Inglaterra, ao lado de Dybala, que joga na Itália, na chegada à Neo Química Arena - Divulgação
Lo Celso (D), um dos que vieram da Inglaterra, ao lado de Dybala, que joga na Itália, na chegada à Neo Química Arena Imagem: Divulgação

Diego Garcia, Gabriel Carneiro, Igor Siqueira e Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

05/09/2021 15h03

A seleção argentina conta com Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero no jogo de hoje (5), contra a seleção brasileira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na Neo Química Arena, em São Paulo, a partir das 16h. O goleiro Martínez, o volante Lo Celso e o zagueiro Romero, inclusive, foram confirmados no time titular.

Apesar da determinação inicial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o quarteto que veio da Inglaterra e não cumpriu quarentena de 14 dias determinada por uma portaria interministerial de 23 de junho, o UOL apurou junto a dirigentes que houve um acerto do governo brasileiro com a Associação de Futebol Argentino (AFA) e os jogadores foram relacionado para a partida.

Mas o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, insistiu que jogadores não podem participar do jogo. Agentes da Anvisa e da Polícia Federal estão no estádio, mas os jogadores subiram ao gramado e o jogo começou.

No início da tarde, a Anvisa chegou a emitir um comunicado no qual apontou "risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro".

Segundo a Anvisa, os quatro jogadores declararam não ter passagem por nenhum dos quatro países com restrições nos últimos 14 dias — entre eles a Inglaterra. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Agência dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes.

A CBF intercedeu junto ao Governo Federal em apoio à Conmebol e à AFA. Pelo acerto, os quatro jogadores deveriam deixar o Brasil imediatamente após a partida. Entes do governo, inclusive, repassaram à CBF a definição da condição para permanência dos quatro jogadores. Na entidade, o discurso oficial é que a entidade nunca foi contrária à participação dos quatro jogadores no duelo de hoje.

A Argentina do técnico Lionel Scaloni vai a campo com: Emiliano Martínez, Montiel, Romero, Otamendi e Acuña; Paredes, Lo Celso, De Paul e Di María; Messi e Lautaro Martínez.