Topo

Pernambuco descarta volta de torcida aos estádios em setembro

Torcida do Sport em jogo do Campeonato Pernambucano - Site oficial Sport
Torcida do Sport em jogo do Campeonato Pernambucano Imagem: Site oficial Sport

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

04/09/2021 19h20

Pernambuco não tem mais previsão para a volta de torcedores aos estádios. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde era que os mesmos pudessem voltar a assistir aos jogos das arquibancadas ainda neste mês de setembro, mas ao UOL, a (FPF) Federação Pernambucana de Futebol e o governo de Pernambuco descartaram hoje (4) qualquer possibilidade para o retorno ainda neste mês.

No dia 16 de agosto, a (CBF) Confederação Brasileira de Futebol chegou a publicar um protocolo para organizar a volta do público aos estádios durante a pandemia de Covid-19. Para liberar a entrada de torcedores, no entanto, é preciso o aval das autoridades locais, como prefeitos e governadores.

A última atualização do Plano de Convivência de Pernambuco foi realizada no dia 25 do mês passado e já colocava em dúvida a realização de eventos esportivos com torcida, mesmo com o secretário de Saúde, André Longo, informando sobre a possível realização de testes nos estádios.

"O comitê que decide essas questões se reúne todas as segundas, mas por conta do feriado de 7 de Setembro, eles só estarão juntos na quarta-feira e uma decisão deve ser publicada na quinta-feira, mas adiantamos que o protocolo para a volta dos torcedores não tem avançado ainda por conta dos casos da doença", informou a Secretaria de Comunicação de Pernambuco ao UOL.

Variante impossibilita retorno

A última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicada hoje confirmou mais 361 casos e seis mortes de pacientes causadas pela Covid-19. Com os novos registros, o estado passou a totalizar 610.059 infecções e 19.451 óbitos. Outro ponto que o Comitê está colocando na balança para uma possível liberação, segundo a Secom, é o avanço da variante delta, que já infectou 14 pernambucanos.

"Toda essa parte de liberação está com o Governo do Estado. Ainda não tem nem sinalização de liberação e é bem difícil que isso ocorra ainda neste mês", informou a Federação Pernambucana de Futebol.

O último jogo com espectadores em Pernambuco foi Náutico x Fortaleza, no dia 14 de março de 2020, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste. A falta de avanço no Plano de Convivência da covid-19 no estado, segundo a Secom, também atinge a partida entre Brasil x Peru, mesmo que já não houvesse previsão da presença de público.

Até o momento, sete estados já liberaram as torcidas nos estádios: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima e São Paulo. Este último, só a partir de 1º de novembro. No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte proibiu de novo o público após as aglomerações nos jogos do Atlético-MG contra o River Plate pela Libertadores e do Cruzeiro contra o Confiança, pela Série B.

Náutico vendeu ingressos para setembro

No começo de agosto, o Náutico chegou a anunciar a venda de ingressos para o primeiro jogo com a torcida liberada. Segundo o anúncio nas redes sociais, a quantidade de torcedores dentro dos Aflitos seria limitada e os protocolos de prevenção à contaminação da Covid-19 seriam respeitados.

Para a volta dor torcedores, o Timbu chegou a fechar parceria com um aplicativo para confirmar a vacinação ou teste PCR negativo e recente. Dito isso, o torcedor que fosse acompanhar o Timbu em setembro teria que apresentar que realizou o teste e está imunizado.