Topo

Seleção cancela coletiva de Tite no estádio por impasse comercial com Chile

Goleiro Weverton fala na zona mista da seleção brasileira em Santiago - Reprodução
Goleiro Weverton fala na zona mista da seleção brasileira em Santiago Imagem: Reprodução

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

03/09/2021 01h14

Uma disputa de interesses comerciais entre a CBF e a federação chilena resultou no cancelamento da entrevista coletiva que o técnico Tite daria no estádio Monumental, em Santiago, após a vitória da seleção brasileira sobre o Chile, pelas Eliminatórias.

O UOL Esporte apurou que o estafe da seleção brasileira não teve permissão dos donos da casa para colocar seu "backdrop" — o banner com os patrocinadores — para que o treinador pudesse falar na sala de imprensa.

O mesmo aconteceu à beira do campo e, por conta disso, não houve a tradicional entrevista dos jogadores imediatamente na saída do gramado. Os repórteres da TV Globo no estádio ficaram sem esse conteúdo.

Com isso, a decisão da delegação brasileira, respaldada pelo coordenador Juninho Paulista, foi de não fazer a coletiva. Tite, então, responderá as perguntas e fará a avaliação do jogo em momento posterior. A CBF conseguiu, pelo menos, montar o seu aparato e fazer a exposição das marcas que a apoiam na chamada zona mista, transmitida via YouTube.

Se fosse competição como a Copa América, a seleção teria que dar entrevista expondo as marcas que apoiam o evento. O mesmo acontece na Copa do Mundo, por exemplo. Mas, nas Eliminatórias, cada país exibe os próprios parceiros comerciais.

Costumeiramente, há uma reciprocidade entre as seleções em relação à permissão do uso do backdrop de cada um, o que não aconteceu em Santiago. No último jogo de Eliminatórias na capital chilena, em 2015, não houve problemas entre as partes.

A seleção brasileira passará a noite em Santiago e viaja nesta sexta (3) de volta a São Paulo, onde se preparará para enfrentar a Argentina, domingo (5).