Topo

Imprensa chilena detona arbitragem após derrota para o Brasil

Bruno Guimarães disputa lance em Chile x Brasil nas Eliminatórias - Getty Images
Bruno Guimarães disputa lance em Chile x Brasil nas Eliminatórias Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

03/09/2021 11h17

"Sem fazer gol é impossível". Foi assim que a imprensa chilena classificou a derrota para o Brasil por 1x0, nesta quinta-feira (02/09) no Monumental de Santiago, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A imprensa local destacou a atuação do goleiro Weverton e pontuou que a La Roja foi melhor do que o Brasil em campo, lamentando a derrota.

O "La Tercera", um dos principais jornais do Chile, avaliou que "La Roja jogou melhor que o rival. Fez o goleiro adversário de protagonista e teve méritos para marcar, mas sucumbiu na única chegada dos pentacampeões".

A arbitragem também foi pauta dos jornais do Chile depois da partida. No mesmo artigo o " La Tercera" questiona um pênalti não marcado em Vidal, no final da partida. "O jogo foi distorcido no final, por um pênalti sobre Arturo Vidal que o VAR rejeitou e o árbitro peruano Diego Haro não conferiu no monitor", destacou a publicação assinada por Álvaro Poblete. "Ele fica com o que eles (Sala do VAR) dizem internamente, apesar das reclamações iradas de jogadores, torcedores e um país inteiro. Mas não ... não vai", completou.

A boa atuação da seleção chilena e o lance derradeiro do pênalti foram os principais destaques da imprensa local. O El Mercúrio, principal publicação do país, escreveu: "Perder para o Brasil estava no papel. Sempre. Mas o jogo do Chile, principalmente nos primeiros 60 minutos, foi para se animar com a derrota do líder das Eliminatórias e deixar os pontos em casa". "O gol de Everton Ribeiro não foi um balde de água fria, foi um balde de gelo", escreveu o La Tercera.

Além da partida, a imprensa repercutiu a situação da seleção chilena na tabela. Na sétima posição e a três pontos de Uruguai, quarto colocado e na zona de classificação direta para a Copa do Mundo e Colômbia, quinta colocada e na zona de repescagem, o Chile precisa pontuar nas próximas duas partidas da Data FIFA para não se complicar e ter pequenas chances de ir ao Catar ano que vem.

"A possibilidade de ver a Copa do Mundo do Catar de longe aumentaria se a La Roja não trouxesse nada da sua visita ao Equador", escreveu o El Mercurio. O periódico projeta uma missão complicada para o que eles chamam de "Geração de Ouro", responsável pelos únicos dois títulos da história do futebol chileno: o bicampeonato da Copa América em 2015 e 2016.

O Chile enfrenta o Equador, terceiro colocado das Eliminatórias, no próximo domingo (05/09), às 18h pelo horário de Brasília. O Brasil, líder absoluto com 100% de aproveitamento, recebe a segunda colocada Argentina, na Neo Química Arena, também no domingo, às 16h.