Topo

Fluminense

Flu revê Juventude após 14 anos e pode entrar na briga por G6 após má fase

Contra o Juventude, Marcão pode levar Fluminense de volta à briga pelo G6 do Brasileirão - Mailson Santana/Fluminense FC
Contra o Juventude, Marcão pode levar Fluminense de volta à briga pelo G6 do Brasileirão Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/09/2021 04h00

Após retomar o caminho das vitórias, o Fluminense tem mais um reencontro. Quando entrar em campo hoje (2) às 19h, o Tricolor terá o Juventude pela frente após 14 anos sem enfrentar o clube gaúcho. De quebra, em caso de vitória, após um agosto terrível, o Flu entra na briga pelo G6 do Brasileirão, a zona de classificação para a Libertadores.

Novamente objetivo do clube das Laranjeiras na principal competição do futebol nacional, a classificação para o torneio continental parecia bem distante no mês passado.

A equipe comandada por Roger Machado — que acabou demitido e substituído por Marcão — sofreu quatro derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro e chegou a seis jogos sem vitória, em sequência que incluiu a eliminação nas quartas de final da Libertadores.

Passada a tempestade de resultados ruins, entretanto, uma vitória simples sobre o Juventude, em casa, no jogo adiado pela 14ª rodada, traria a bonança e a oitava posição ao Flu, que subiria cinco degraus na tabela. Para isso, porém, a equipe de Marcão precisará encontrar a regularidade e, após bater o Bahia, vencer a segunda seguida pela primeira vez neste Brasileirão.

Se não entra em campo, o retrospecto chama a atenção a favor do Fluminense. Como mandante, o Tricolor venceu 10 de 11 jogos contra o Juventude, 90,9% de aproveitamento. No Maracanã, palco da noite, o clube das Laranjeiras venceu todos os seis jogos contra o time de Caxias do Sul.

Empatado com o Tricolor com 21 pontos, os gaúchos ocupam a 14ª colocação, e estão na mesma situação. Se vencerem, entram na disputa por uma vaga na Libertadores. Quem perder, porém, precisará seguir na disputa contra a zona de rebaixamento.

Na última vez que se enfrentaram, em 2007, o Fluminense venceu o Juventude por 3 a 2, no Maracanã. O Tricolor, comandado por Renato Gaúcho, já havia vencido a Copa do Brasil daquele ano e estava classificado para a disputa da principal competição de clubes do continente. O time de Caxias de Sul acabou rebaixado naquela temporada, e só voltou a Série A em 2021.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x JUVENTUDE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 02/09/2021, quinta-feira, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

FLUMINENSE: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; André, Martinelli e Yago; Lucca, Arias e Fred. Técnico: Marcão

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes (Quintero), Rafael Forster, William Matheus; Guilherme Castilho e Wagner; Capixaba, Paulinho Boia e Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos

Fluminense