Topo

Botafogo

Em 'processo de reconstrução', Botafogo busca maior conexão com torcida

Torcida do Botafogo em jogo no Nilton Santos - Vitor Silva/Botafogo.
Torcida do Botafogo em jogo no Nilton Santos Imagem: Vitor Silva/Botafogo.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/09/2021 04h00

O Botafogo atravessa uma reestruturação e a diretoria do clube busca maior conexão com a torcida, elemento apontado como importante neste momento do clube. Não à toa, por exemplo, os sócios do Alvinegro souberam da renovação do meia Chay, destaque na campanha da Série B do Campeonato Brasileiro, antecipadamente.

A ação não chega a ser uma total novidade entre clubes brasileiros, mas foi um dos passos encontrados para estreitar ainda mais os laços e colocar os adeptos como parte integrante e participativa desta movimentação positiva para o elenco.

Em uma grave crise financeira, o Glorioso divulgou o "Camisa 7", novo programa de sócio-torcedor, em junho, sob a ideia de que possa representar uma das principais fontes de renda e se tornar fundamental na reconstrução e profissionalização, bandeiras de campanha da atual gestão. A participação da torcida, inclusive, começou já na escolha do nome.

"Passa pela mentalidade da diretoria esse entendimento de construção coletiva. O sócio precisa saber que, sem ele, não conseguimos fazer um novo Botafogo, e uma ação como essa é uma pequena demonstração de respeito e agradecimento ao apoio que eles têm nos dado neste momento de reconstrução. A busca por uma identidade do clube com a torcida é um objetivo que queremos atingir", disse Lênin Franco, diretor de negócios do Botafogo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais do clube, o próprio presidente Durcesio Mello fez questão de salientar o papel dos sócios na permanência do camisa 14, novo xodó dos alvinegros — ele estava emprestado pela Portuguesa-RJ e o novo vínculo vai até 2024.

Mais do que a questão financeira, o programa de sócio também abrange outro aspecto importante, que foi o direito a voto aos que aderirem ao Plano Glorioso.

Futebol movimentado

Além da permanência de Chay, com direito a vídeo com música que viralizou nas redes sociais, o Botafogo teve outras notícias positivas nesta semana. A diretoria confirmou conversas com o lateral-direito Rafael, ex-Manchester United, da Inglaterra, e Lyon, da França, e anunciou as chegadas do meia Luiz Henrique e do lateral-esquerdo Carlinhos, ambos vindos do Fortaleza.

O Alvinegro também renovou por três anos com Juninho e Gabriel Conceição, destaques do sub-20.

Botafogo