Topo

Eliminatórias Europeias

CR7 bate recorde, e Portugal vence Irlanda de virada nas Eliminatórias

Cristiano Ronaldo comemora gol da vitória de Portugal contra a Irlanda, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 - Sportsfile via Getty Images
Cristiano Ronaldo comemora gol da vitória de Portugal contra a Irlanda, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 Imagem: Sportsfile via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 17h49

Classificação e Jogos

Portugal perdia para a Irlanda até os 43 minutos do segundo tempo. Mas foi aí que apareceu Cristiano Ronaldo. O craque marcou duas vezes e garantiu a vitória portuguesa por 2 a 1 na tarde de hoje, em Algarve, pela quarta rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022.

A atuação heroica veio com direito a recorde. CR7, que havia desperdiçado um pênalti quando o jogo estava 0 a 0, chegou ao 111º gol por Portugal e se tornou o maior artilheiro de seleções, superando o iraniano Ali Daei. O zagueiro Egan marcou para a Irlanda.

Com o resultado, Portugal mantém a liderança do Grupo A, com dez pontos — três a mais que Sérvia, que possui um jogo a menos. A Irlanda ainda não pontuou.

Na próxima rodada, Portugal enfrenta a seleção de Azerbaijão, fora de casa, na terça-feira. Antes disso, os portugueses têm amistoso no sábado diante do Catar. Já a Irlanda volta a campo no sábado também contra o Azerbaijão, pelas Eliminatórias.

CR7 garante vitória com 2 gols no fim

Quem tem Cristiano Ronaldo tem chance até o fim. E o jogo de hoje foi prova disso. O atacante marcou aos 43 e 50 minutos do segundo tempo e garantiu a virada heroica para Portugal — ele marcou os gols em duas cabeçadas certeiras.

O enredo, porém, poderia ter sido mais tranquilo. CR7 desperdiçou um pênalti aos 14 minutos do primeiro tempo ao parar em defesa do jovem goleiro Gavin Bazunu, de apenas 19 anos.

Irlanda vê 1ª vitória escapar

A Irlanda viu a chance de vencer a sua primeira partida nas Eliminatórias escapar nos minutos finais. A equipe havia aproveitado a falta de criatividade portuguesa no primeiro tempo para abrir o placar pouco antes do intervalo. Aos 44 minutos do primeiro, Egan subiu alto em cobrança de escanteio da esquerda e desviou de cabeça para colocar a seleção irlandesa na frente.

A vantagem mudou o ritmo do jogo. Portugal partiu para o ataque na segunda etapa, mas sofreu para superar a defesa irlandesa. Foi só a dois minutos do tempo normal que a Irlanda viu CR7 e companhia reagir para uma virada impressionante.