Topo

Botafogo

Botafogo está perto de fechar contratação do lateral Rafael, ex-United

Rafael, que tem passagem pelo Lyon, da França, é torcedor declarado do Botafogo - Carlos Rodrigues/Getty Images
Rafael, que tem passagem pelo Lyon, da França, é torcedor declarado do Botafogo Imagem: Carlos Rodrigues/Getty Images

Alexandre Araújo e Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/09/2021 17h04

O Botafogo está perto de ter um reforço de peso em breve para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A diretoria do Alvinegro abriu negociações com o lateral-direito Rafael, que tem passagens por Manchester United, da Inglaterra, e Lyon, da França. O jogador é um declarado torcedor do Alvinegro e nunca escondeu o desejo de defender o clube.

Cria do Fluminense, Rafael, de 31 anos, deixou recentemente o Basaksehir, da Turquia, e está livre no mercado, o que é um fator positivo nas conversas. Ele é aguardado nos próximos dias no Rio de Janeiro para que as tratativas possam ganhar novos capítulos. A informação foi publicada, primeiramente, pelo "Lance!" e confirmada pelo UOL Esporte.

No ano passado, em meio ao planejamento para a transformação do departamento de futebol em S/A, o nome de Rafael já aparecia na lista da cúpula, mas o projeto não caminhou da forma imaginada e ele foi para a Turquia. Em julho, em entrevista ao UOL Esporte, o lateral afirmou que gostaria de se aposentar no Glorioso.

"Se eu estiver bem no Botafogo, vou querer me aposentar lá. Pode ter certeza que, a partir do momento que voltar ao Brasil, não vou querer voltar para a Europa. Isso eu garanto. Por isso que falo que quero pensar. Porque, a partir do momento que voltar, quero que seja definitivo. Encerrar no Botafogo é o meu pensamento", disse, na oportunidade.

Nas redes sociais, o jogador fez duas postagens que agitaram a torcida. Ele publicou emojis de chamas, comumente usados em referência ao Botafogo e, posteriormente, disse que o "sonho de criança vai ser realizado". Foi o suficiente para que os alvinegros invadissem a conta dele e brincassem com a situação, pedindo para não serem iludidos.

Rafael e o irmão Fábio, que é lateral-esquerdo, iniciaram no Fluminense e ainda cedo foram para o Manchester United. À época, a transação teve um grande impacto. Eles defenderam a seleção brasileira nas categorias de base.

Em 2019, em passagem pelo Brasil, os dois foram ao Nilton Santos e acompanharam uma partida do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, posaram para fotos ao lado da diretoria e reforçaram o desejo de, no futuro, vestirem a camisa do Glorioso.

Botafogo