Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar analisa a possibilidade de David Luiz ser reforço do Flamengo

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 13h02

Mesmo com a janela de transferências internacionais para o futebol brasileiro encerada, o Flamengo ainda pode ter um reforço de peso na sequência da temporada, já que aguarda a situação do zagueiro David Luiz, que deixou recentemente o Arsenal e está sem contrato, mas tem ainda a possibilidade de atuar pelo Benfica, de Portugal, onde disputaria a Liga dos Campeões.

Em sua participação no UOL News Esporte, Mauro Cezar Pereira analisa a situação com David Luiz e afirma que o Flamengo estará no páreo no caso de não haver acordo entre o jogador e o Benfica, já que competir com um clube europeu no momento atual se torna inviável devido ao valor do euro.

"O David Luiz pediu alguns dias ao Flamengo e, coincidência ou não, claro que não é coincidência, o Benfica pediu mais um dia para o David Luiz, ou seja, o dia de hoje, o último do mês, da janela europeia para eventualmente fazer uma proposta, eles não chegaram ali a um acordo entre o que o jogador deseja e o Benfica pode pagar, mas pode ser que o Benfica ainda apresente uma proposta e pode ser também que não, que faça as contas e deixe o David Luiz para lá", diz Mauro Cezar.

"Se isso acontecer, o Flamengo passa a ter alguma chance, porque o Flamengo não está competindo com o Benfica, não tem condições de competir com o Benfica, o euro está R$ 6,12 ou R$ 6,15, é impossível. Então qualquer proposta que um clube europeu faça, é muito fácil levar a melhor na queda de braço com um clube sul-americano, brasileiro, seja qual for, na grana, no salário, na remuneração", completa.

O jornalista cita que a estratégia do Flamengo é semelhante à utilizada pelo clube quando negociou a contratação de Filipe Luís, como uma oportunidade de aparecer bem jogando no Brasil e também para mudar a imagem que foi prejudicada no país com o 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014.

"Se ele não tiver nenhuma proposta sedutora e o Benfica, que seria a opção mais interessante para ele, não chegar a um consenso com seus agentes, seus representantes, aí o Flamengo vai tentar, já vem tentando convencer o atleta a jogar aqui, como foi com o Filipe Luís, por exemplo, que é aquela coisa de você voltar para o Brasil, poder escrever uma história no futebol brasileiro, que praticamente não tem, saiu daqui muito jovem também o David, como o Filipe Luís também", diz Mauro.

"No caso do David Luiz, talvez mudar a imagem que parte da torcida brasileira tem dele, que eu acho uma injustiça, com ele e todos os jogadores da Copa de 2014 por conta do 7 a 1, que eu ponho 100% na conta da comissão técnica, os jogadores eram vítimas de um time super mal montado", completa.

Ele também destaca que a necessidade de fechar com o zagueiro se dá pela sequência de lesões de Rodrigo Caio, que é o principal jogador do elenco rubro-negro na posição, mas que desfalcou o time inúmeras vezes devido a questões físicas.

"O Flamengo se interessa mais ainda pelo jogador porque o Rodrigo Caio vive machucado. Para a infelicidade do Flamengo, o principal zagueiro tem tido uma temporada em que passa o tempo todo praticamente no departamento médico e aí a necessidade de um jogador de mais qualidade torna-se maior e ele é o cara que está disponível, e ele pode fechar a qualquer momento, é importante explicar isso, ele está sem contrato. O Willian, por exemplo, rescindiu com o Arsenal para acertar com o Corinthians, o David Luiz está livre no mercado", conclui.