Topo

Cafu elege Brasil, Argentina e sete europeus como potências na Copa de 2022

O ex-jogador Cafu é embaixador do legado do Qatar na Copa do Mundo de 2022 - Divulgação
O ex-jogador Cafu é embaixador do legado do Qatar na Copa do Mundo de 2022 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 04h00

Classificação e Jogos

Capitão do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, o ex-lateral-direito Cafu se mantém próximo do futebol nos dias de hoje como embaixador do legado do Qatar na Copa do Mundo de 2022. Nesta função, observa atentamente as equipes que podem despontar como favoritas para o título da competição, que começa em um ano e dois meses.

Além do Brasil e da Argentina, que vê como as grandes potências da América do Sul, o ex-jogador de 51 anos elegeu sete seleções da Europa como possíveis favoritas à conquista da primeira Copa disputada no Oriente Médio: Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal. "São ótimas seleções com jogadores fora de série. Serão muito difíceis de ser batidos em 2022, então é difícil escolher um favorito claro nesse momento", disse Cafu, que dedicou uma reflexão especial à Itália campeã da Eurocopa em julho.

"A Itália mereceu sua vitória na Euro. Qualquer time que vença a Euro só chega lá com muitos méritos porque estamos falando de um dos torneios mais difíceis no mundo do futebol. A seleção italiana tem crescido mais e mais a cada ano. Eu acho que eles têm uma mentalidade diferente das outras equipes. Eles sempre acreditam que podem vencer as grandes competições, e isso dá uma vantagem sobre outras seleções", elogiou.

Cafu fala com a propriedade de quem atuou por 11 temporadas no futebol italiano, por Milan e Roma. Além disso, jogou na Espanha (Real Zaragoza) e no Brasil, por Juventude, São Paulo e Palmeiras. Nos dois grandes do futebol paulista é considerado como ídolo. Já pela seleção brasileira foram 150 partidas e seis títulos conquistados, sendo duas Copas (1994 e 2002).

Cafu - Juca Varella/Folhapress - Juca Varella/Folhapress
Cafu ergueu a taça da Copa do Mundo de 2002 sob olhares de companheiros e comissão técnica
Imagem: Juca Varella/Folhapress

Sobre a seleção de Tite em preparação para 2022, ele põe fé. Mas com ressalvas: "É óbvio que o Brasil pode melhorar em vários aspectos e eu acho que o time vai continuar evoluindo até a Copa do Mundo do ano que vem. Ainda temos um pouco mais de um ano até lá, o que é tempo suficiente para corrigir alguns erros e melhorar algumas partes do seu jogo. Eu acho que ofensivamente o Brasil é muito forte, então se melhorarmos um pouquinho defensivamente, chegaremos muito bem no Qatar."

Neymar - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Neymar sofre entrada em disputa com Paredes no Brasil x Argentina da final da Copa América
Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Para Cafu, "faltou alguma coisinha" para o Brasil na final da Copa América que teve a Argentina como campeã no mês passado: "Achei que a Argentina mereceu ganhar. Eles enfrentaram seu adversário mais difícil e maior arquirrival na final, que é o Brasil, que ainda por cima estava jogando em casa. Os argentinos jogaram com uma equipe bastante compacta e não sofreram muitos gols, o que fez muita diferença. Eu também achei que o Brasil fez uma ótima competição e teria sido outro campeão justo, mas no fim, o título foi para o Messi e a Argentina. Quanto às demais seleções, acho que tiveram desempenhos medianos ou ruins, na minha opinião, e os dois melhores times chegaram à final."

Pelo que vimos na Copa América, a Argentina e o Brasil parecem um pouco mais fortes que os outros, mas eles terão de lutar muito pelo seu lugar na Copa. Fomos brindados com muitos momentos emocionantes nos jogos dessa Copa América e tenho certeza que vamos ver muito mais agora que essas seleções vão brigar pelo seu lugar na Copa do Mundo."

Brasil e Argentina voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h, na Neo Química Arena pelas Eliminatórias da Copa do Qatar. Antes disso a seleção de Tite tem pela frente o Chile nesta quinta-feira (2), às 22h. Pós-Argentina completa a rodada tripla no dia 9, contra o Peru.

Elogios à seleção do Qatar

Pelo cargo de embaixador do legado do Qatar na Copa do Mundo, Cafu já fez viagens para o país e acompanha os trabalhos da seleção local em preparação para sediar o Mundial. O ex-jogador gosta do desempenho da equipe dirigida pelo espanhol Félix Sánchez.

"O desempenho do time na Copa Ouro da Concacaf foi impressionante e digno de uma equipe se preparando para uma Copa do Mundo. Acho que eles surpreenderão muita gente ano que vem. Tendo assistido muitos dos seus jogos, tenho certeza de que farão um ótimo papel como anfitriões do torneio. Hoje o time joga com muita confiança, usando velocidade e força, que sempre são ingredientes importantes nas grandes competições", disse Cafu, em referência ao torneio em que o Qatar jogou como convidado e caiu para os campeões dos Estados Unidos na semifinal.

O brasileiro espera o sucesso do Qatar em 2022 dentro e fora de campo: "Sei por experiência própria que todos serão muito bem-vindos no Qatar e o país está muito empolgado e de braços abertos para receber torcedores de todo o mundo para que possam conhecer sua cultura, suas tradições, suas línguas e seu povo."